Foi a edição com o maior número de atividades de sempre. E este ano há mais IberAnime.
No passado fim-de-semana, dias 17 e 18 de maio, o CNEMA, em Santarém, recebeu a 15ª edição do IberAnime. A primeira edição realizada no Ribatejo permitiu uma área maior para potenciar o certame, levando a que esta fosse “a maior edição sempre do evento de cultura popular japonesa“.
A aposta na nova localização revelou-se um enorme sucesso, levando cerca de 34.500 pessoas ao distrito de Santarém. Foi uma aposta ganha e, como confirmado pela organização, volta a repetir-se em 2026 e 2027, com o CNEMA a ser a casa do IberAnime por mais dois anos.
O evento contou com três palcos e 91 expositores, 11 áreas do recinto com programação própria, e os visitantes usufruíram de 117 atividades ao longo do fim de semana, o maior número de atividades de sempre. Pela feira passaram 139 artistas convidados das mais diferentes áreas, com destaque para a banda Fate Gear, que se estreou em Portugal, a cantora Yumi Matsuzawa, e a IBERANIME Orchestra, mas também para as cosplayers Reika e Lon_Cosplay, e ainda para o mágico Amino-San.
Já no que diz respeito aos transportes, também foi um dos pontos mais altos. As soluções disponibilizadas pela organização, com parcerias estabelecidas com a FlixBus, a CP e a Bolt, foram bem-sucedidas, e permitiram aos visitantes deslocar-se com facilidade para Santarém, sendo também um sinal positivo desta mudança da FIL para o CNEMA.
“Esta edição do IBERANIME foi um êxito, e Santarém revelou ser uma excelente aposta. A área disponível foi bastante superior face ao que acontecia na FIL, e isso permitiu-nos proporcionar uma experiência mais confortável e mais completa aos muitos fãs que nestes dois dias vieram ao CNEMA“, salienta André Manz, CEO e fundador do IBERANIME. Segundo o mesmo, esta edição “fica marcada pelo número extraordinário de atividades programadas, mas também pela qualidade dos diversos artistas que conseguimos reunir e que tornaram esta edição ainda mais especial“.
A próxima edição do IberAnime realiza-se a 11 e 12 de outubro, e regressa ao norte, mais propriamente à Exponor, em Leça da Palmeira.