A Huawei está a preparar uma nova tecnologia de reconhecimento facial 3D, que deverá estrear em 2026 com o Huawei Mate 90 Pro.
A Huawei promete superar a Apple no desenvolvimento e lançamento de um sistema de reconhecimento facial 3D totalmente integrado sob o ecrã. Com uma nova tecnologia, que de acordo com informações, deverá chegar aos consumidores já em 2026, com o lançamento do Huawei Mate 90 Pro.
A corrida por soluções biométricas cada vez mais avançadas e discretas tem sido marcada por um braço-de-ferro entre a Apple e a Huawei, as duas fabricantes que mais investiram no reconhecimento facial 3D, uma funcionalidade inicialmente lançada pela Apple no iPhone X em 2017 e pela Huawei no Mate 20 Pro em 2020. O objetivo de ambas passa por eliminar qualquer interrupção visual no ecrã ao mesmo tempo que mantêm altos padrões de segurança. A integração da tecnologia diretamente sob o ecrã representa um desafio complexo, quer ao nível do hardware quer do software.
De acordo com fontes próximas da cadeia de produção, a Huawei não conseguiu incorporar esta tecnologia na sua próxima série Mate 80, cuja chegada ao mercado está prevista para breve. O motivo prende-se com limitações técnicas, nomeadamente a ausência de componentes essenciais como um ventilador de arrefecimento embutido na câmara e um novo chip Kirin 5G, que ainda está em desenvolvimento. Este novo processador, com melhorias de desempenho superiores a 20% face ao atual Kirin 9020, será um elemento-chave para suportar a complexidade da nova funcionalidade biométrica. Já do lado do software, os trabalhos de otimização continuam em curso, mas ainda não atingiram o grau de maturidade necessário para uma aplicação comercial a curto prazo.
Se os prazos revelados forem cumpridos, a Huawei poderá tornar-se a primeira marca a disponibilizar reconhecimento facial 3D invisível para o utilizador, um marco que deixaria a Apple numa posição de perseguição tecnológica, algo pouco comum na última década.