O Huawei Pura80 Pro é um fantástico topo de gama com um poderoso conjunto de câmaras que oferecem excelentes resultados.
Há já algum tempo que a Huawei deixou de ter uma presença relevante no mercado nacional de smartphones. No entanto, a marca quer agora regressar em força, trazendo finalmente para Portugal a série Huawei Pura80, apresentada originalmente na China em junho, e que nos chegou agora às mãos com o Huawei Pura80 Pro. Este modelo não inclui grandes surpresas no que toca ao design, mantém o painel traseiro em vidro, já característico da marca, e um módulo de três câmaras de disposição triangular, com cantos curvos. A unidade unidade em mãos apresenta-se com a cor Glazed White, com um tom elegante e discreto, embora a marca também disponibilize versões Glazed Black e Glazed Red. A frente do dispositivo é protegida pelo Kunlun Glass de 2ª geração, que promete uma resistência superior a quedas e riscos, algo que é sempre bem-vindo num smartphone topo de gama. Para além disso, o dispositivo conta com certificações IP68 e IP69, oferecendo maior proteção contra poeira e imersão em água.
Do lado direito, encontramos os botões de volume e o botão de energia, que inclui um sensor de impressões digitais embutido. Desta vez a Huawei optou por abandonar o sensor sob o ecrã (presente em gerações anteriores), uma decisão algo curiosa que acaba por não prejudicar a experiência de utilização, já que este leitor é rápido, preciso e até adiciona um toque de conveniência, dado que permite associar um toque duplo para atalhos como a câmara, lanterna, gravador de som ou aplicações instantâneas. Na parte inferior, o Pura80 Pro conta com uma grelha de altifalante, a porta USB-C, o microfone e a bandeja para dois cartões SIM, que servem de complemento ao eSIM, que também está disponível neste modelo. Já na extremidade superior, há uma segunda grelha de altifalante e outro microfone, completando um design simétrico e bem construído.

O Huawei Pura80 Pro está equipado com um ecrã OLED LTPO de 6,8 polegadas com taxa de atualização variável de até 120Hz e brilho máximo de 3.000 nits. Na prática, o ecrã mantém-se perfeitamente visível mesmo sob luz solar direta, algo que nem todos os smartphones conseguem garantir. A exibição de conteúdos neste painel é fantástica, reproduzindo cores vibrantes e pretos profundos, acompanhados por uma fluidez geral que dá um toque de sofisticação à experiência, seja a navegar nas redes sociais ou a ver filmes e séries. É um daqueles ecrãs que nos fazem esquecer por momentos que estamos a olhar para um smartphone. E para acompanhar este excelente ecrã, o Pura80 Pro conta com dois altifalantes estéreo que oferecem um som limpo e equilibrado. Mesmo com o volume no máximo, não há sinais de distorção, e gostei da forma como reproduz música, já que há clareza nos agudos e uma presença de graves suficiente para dispensar auriculares em muitas situações.
No interior, o Huawei Pura80 Pro vem equipado com o Kirin 9020, o processador proprietário da Huawei, acompanhado por 12GB de RAM e 512GB de armazenamento interno, sem qualquer outra opção de configuração. Do lado do software, o smartphone vem com o EMUI 15 pré-instalado, uma interface que se mantém próxima da experiência habitual do Android, mas com alguns extras exclusivos da Huawei. Infelizmente, o sistema continua a incluir alguns bloatwares pré-instalados, e apesar de alguns poderem ser removidos, outros permanecem, o que pode incomodar utilizadores que preferem um sistema mais limpo. No entanto, no dia a dia, o Pura80 Pro comporta-se como qualquer bom smartphone Android topo de gama. De notar que a Google Play Store não vem instalada de fábrica, apesar de ser possível instalar os serviços da Google a partir de aplicações de terceiros. Para quem se interessa com jogos móveis, o dispositivo surpreende pela positiva, ao executar títulos como PUBG Mobile sem problemas e mantendo uma boa experiência até mesmo nas definições mais altas. A performance é consistente, sem grandes bloqueios ou aquecimento excessivo.
Uma limitação relevante neste dispositivo é a ligação de rede, já que o Pura80 Pro “apenas” suporta 4G LTE, não oferecendo suporte para o 5G devido às restrições impostas à Huawei. Isto também explica a presença do seu próprio chipset, que apesar de muito bom não alcança os níveis de desempenho de outros processadores topo de gama mais recentes, como o Snapdragon 8 Elite, da Qualcomm. Ainda assim, apesar destas restrições, o dispositivo oferece um desempenho muito interessante e consistente para a maioria das tarefas diárias.

Mas onde o Huawei Pura80 Pro realmente se destaca é na fotografia. Vem equipado com um sistema triplo de câmaras traseiras, composto por uma câmara principal de 50MP, uma teleobjetiva de 48MP com zoom ótico de 4x (expansível até 100x digitalmente) e uma ultragrande angular de 40MP Já na frente, temos uma câmara de 13MP. Por defeito, as fotos captadas pelas câmaras traseiras são agrupadas, resultando em imagens de 12,5MP, embora seja possível utilizar toda a resolução através do modo de alta definição. E o verdadeiro destaque deste modelo é, sem dúvida, a sua câmara principal. Graças ao sensor de apenas 1 polegada, as imagens apresentam excelente nível de detalhe, cores vivas e uma nitidez impressionante, mesmo em condições de pouca luz. As fotografias noturnas impressionam pela forma como equilibram a exposição e contraste sem recorrer a exageros artificiais. No entanto, o modo Master AI tende a aplicar uma suavização algo agressiva, um toque de “embelezamento” que nem todos vão gostar. Felizmente, pode ser facilmente desativado para quem como eu prefere resultados mais naturais.
Outro ponto positivo é o modo Imagem em Movimento, que capta objetos em rápido movimento com bastante eficácia. É uma funcionalidade que se revela útil e perfeita para quem gosta de fotografar eventos desportivos, cenas de ação ou animais de estimação que nunca param quietos. Ao contrário de muitas funções que acabam por ser apenas “extras”, esta apresenta uma utilidade prática com resultados consistentes. Em vídeo, o Pura80 Pro oferece gravação em 4K a 60 FPS, tanto com a câmara traseira como com a frontal. Também permite vídeo em câmara lenta extrema até 960 FPS em 1080p, proporcionando várias possibilidades criativas para quem gosta de experimentar, sempre com excelente qualidade.

Outro dos destaques deste Huawei Pura80 Pro recai na sua bateria de 5170mAh, que é capaz de aguentar um dia completo de utilização extrema sem grandes preocupações. Durante os meus testes, com gravação de vídeo, fotografias, navegação na web, redes sociais e até algumas sessões de jogo, o telemóvel manteve-se firme, terminando o dia ainda com mais de 40% disponível. É o tipo de autonomia que dá confiança, mesmo para quem passa muito tempo longe de uma tomada. Em dias menos intensos, 2 dias de utilização são facilmente atingíveis.
E quando é necessário recarregar, o Pura80 Pro continua a impressionar. Graças à tecnologia Huawei SuperCharge, o dispositivo suporta carregamento com fio de até 100W, permitindo uma carga completa em pouquíssimo tempo, ideal para aqueles momentos em que precisamos de energia extra antes de sair de casa. Dos 0 aos 100% são precisos 28 minutos, mas em apenas 10 minutos ficamos com cerca de 50% de bateria, que dá para um dia intenso de utilização. Para além disso, o carregamento sem fios também merece destaque já que ele chega aos 80W, um valor notavelmente alto para carregamento sem cabo. É uma das soluções mais rápidas do mercado e demonstra o cuidado da Huawei em manter-se competitiva neste campo. Infelizmente não tenho um carregador sem fios compatível com essa velocidade, pelo que não consegui testar os tempos de carregamento. Para terminar, outra boa noticia, o carregador de 100W, bem com o respetivo cabo USB-C, vem incluído na embalagem. E uma capa de proteção também está incluída.

Apesar das restrições impostas à Huawei, o Pura80 Pro oferece um conjunto de recursos que podemos considerar de topo, com especial destaque para o desempenho fotográfico, que é, sem dúvida, o seu ponto mais forte e provavelmente o melhor que já testei num smartphone.
É verdade que a ausência das aplicações e dos serviços da Google, e a falta de ligação por dados 5G, continuam a ser limitações difíceis de ignorar. Mas com as várias soluções alternativas estáveis para contornar essas lacunas, a experiência de utilização é, no geral, consistente e muito satisfatória. Confesso que em momento algum, durante os meus testes, senti a falta do 5G, uma vez que o 4G pareceu satisfazer todas as minhas necessidades. Para quem valoriza fotografia de alta qualidade num smartphone e está disposto a aceitar algumas concessões, o Huawei Pura80 Pro é uma interessante opção, mas com um custo elevado. O novo modelo está disponível Huawei Store por 1099€ com a oferta de lançamento a ser a oferta do Huawei Watch GT5 46mm Black ou 41mm White, 12 meses de Screen Protection e a oferta de renovação de bateria.

Este produto foi cedido para análise pela Huawei
