O novo sistema operativo da Huawei chega já no próximo dia 22 de outubro.
A Huawei anunciou oficialmente a data de lançamento do seu novo sistema operativo, o HarmonyOS Next, previsto para ser lançado na próxima terça-feira, dia 22 de outubro de 2024. Após um período de testes beta, que já permitiu a alguns utilizadores experimentarem as funcionalidades da nova plataforma, a expectativa em torno deste lançamento é alta.
O que há de novo no HarmonyOS Next?
Uma das mudanças mais significativas nesta nova versão é a eliminação do suporte ao sistema operativo Android, já que o HarmonyOS Next utiliza uma base técnica completamente nova. Este desenvolvimento marca um grande passo para a Huawei, que deixa para trás o Android Open Source Project (AOSP) e, com isso, o suporte a códigos e aplicações associadas. O tempo investido no desenvolvimento do HarmonyOS Next reflete a ambição da empresa em construir uma plataforma robusta e independente.
A Huawei está a trabalhar em conjunto com diversos parceiros para garantir que mais de 10.000 aplicações, e serviços, estejam disponíveis no lançamento, oferecendo aos utilizadores uma experiência rica e diversificada.
Visualmente, o HarmonyOS Next mantém uma continuidade com o design do HarmonyOS, mas o que está na base é diferente. Esta nova versão é baseada num microkernel desenvolvido internamente, utilizando o núcleo de código aberto OpenHarmony. As aplicações são suportadas pelo Ark Compiler e pelos Huawei Mobile Services (HMS), que visam otimizar o desempenho e a integração entre dispositivos.
A Huawei espera que esta mudança resulte numa rede mais coesa de produtos interligados, permitindo uma experiência mais fluida para os utilizadores. O HarmonyOS Next não se destina apenas a dispositivos móveis, uma vez que a empresa pretende integrá-lo em produtos de casa inteligente, criando um ecossistema unificado.
No mesmo dia do lançamento do HarmonyOS Next, a Huawei deve revelar a nova série de smartphones Nova 13, que serão os primeiros dispositivos a funcionar com este novo sistema operativo. A expectativa é que estes smartphones tragam inovações e funcionalidades que tirem partido das capacidades do novo sistema.