Acima de tudo, é o modelo Ultra que leva a fotografia móvel a novos patamares.
Recentemente informámos aqui que a Huawei havia anunciado o fim da sua série de smartphones altamente popular, a Huawei P, em favor de uma nova série de equipamentos, a Huawei Pura. Agora, e de uma forma surpreendente, a fabricante chinesa anunciou a série Huawei Pura70 através de um “simples” comunicado de imprensa, ao invés de um evento dedicado, como tem sido habitual na empresa.
A verdade é que a empresa anunciou quatro novos smartphones, o Pura70, o Pura70 Pro, o Pura70 Pro+ e o Pura70 Ultra, o modelo topo de gama.
No coração da série Pura70 está a nova filosofia “Vane Design” da Huawei, que traz um novo design marcadamente diferente dos modelos anteriores da série Huawei P. A mudança mais marcante é o relevo triangular da câmara traseira, que pode ser visto em algumas imagens que ilustram este artigo. O Pura70 padrão apresenta uma moldura plana de alumínio, enquanto os modelos Pro apresentam bordas suavemente curvas da frente para trás. Para os modelos mais premium, a fabricante oferece variantes especiais em couro com detalhes dourados.
Quando se trata de mostrar o que vale em termos de exibição, a série Pura70 não é exceção. O modelo padrão conta com um ecrã plano OLED com 6,6 polegadas. Mas são os modelos Pro, Pro+ e o Ultra que realmente brilham com os seus ecrãs curvos em todos os lados. Todos os quatro modelos apresentam um painel FullHD + de 6,8 polegadas com taxa de refresh adaptativa de 1-120 Hz, escurecimento PWM de 1440 Hz para ajustes de brilho mais suaves e uma impressionante taxa de amostragem de toque de 3300Hz. A segunda geração do ainda pouco conhecido Kunlun Glass oferece melhor proteção a estes ecrãs.
A Huawei também equipou a série Pura70 com uma bateria de grande capacidade, diferente em cada modelo. A versão padrão satisfaz-se com bateria de 4.900 mAh compatível com carregamento rápido com fios de 66W, enquanto as demais versões têm direito a baterias de 5.050 mAh, 5.050 mAh e 5.200 mAh – neste último caso para o modelo Ultra. São compatíveis com carregamento rápido com fios de 100 W e não menos que 80 W sem fios.
Como sempre, é especialmente em termos de fotografia que a Huawei fez todos os esforços. A empresa equipou toda a gama Huawei Pura70 com o seu mais recente sistema de fotografia computacional XMAGE, que oferece novas capacidades de processamento de imagem.
O Pura70 padrão conta com uma configuração de tripla câmara com um sensor principal de 50MP, acompanhado por uma lente ultra grande angular de 13MP e uma lente telefoto periscópica de 12MP. Nos modelos Pro e Pro +, temos a mesma câmara principal de 50MP, mas combinada com uma lente ultra grande angular de 12,5MP e uma lente macro telefoto de 48MP.
Huawei Pura70 Ultra promete ser o rei da fotografia móvel
Acima de tudo, é o modelo Ultra que leva a fotografia móvel a novos patamares. A sua enorme câmara principal, equipada com sensor de 1 polegada, exibe definição de 50MP e abertura ajustável entre f/1.6 e f/4.0 para melhor controlo de luz. Um sensor periscópico igualmente impressionante de 64MP permite zoom digital de até 100x. A Huawei elogia o Ultra por oferecer “o sistema de fotografia móvel da mais alta qualidade”.
Para ser realista, e apesar de já contar com um ano desde o seu lançamento, o Huawei P60 Pro ainda está no TOP 5 dos melhores smartphones em fotos no DxOMark. Com este novo sistema de câmaras, imaginamos que o Pura70 Ultra conseguirá dominar amplamente esse ranking.
Contudo, a série Pura70, de momento, só está disponível na China. Ainda não há detalhes sobre a disponibilidade na Europa. Esta nova série é alimentada por um chip Kirin 9010, que é o sucessor do Kirin 9000. Diz-se que este chipset apresenta dois núcleos grandes que podem chegar aos 2,30GHz, seis núcleos médios que operam no máximo a 2,18GHz e quatro núcleos pequenos a 1,55GHz. Graficamente, está equipado com o mesmo GPU Maleoon 910. Ainda assim, este chip desafia verdadeiramente as sanções americanas que pesam sobre a Huawei, pois permite que os smartphones sejam compatíveis com o 5G utilizando apenas tecnologias chinesas.
Para terminar, mas não menos importante, esta nova série de equipamentos sai de fábrica a executar o HarmonyOS, o sistema operativo proprietário da Huawei.