Hoti Hotéis investe 140 milhões de euros em projetos no Porto e Aveiro

- Publicidade -

O Grupo Hoti Hotéis prevê também investir alguns milhões de euros na remodelação de unidades existentes.

Ao longo dos seus 25 anos de atividade, o Grupo Hoti Hotéis conseguiu construir um portefólio de 22 unidades, num total de 3.150 quartos, distribuídos por Portugal e com presença em Moçambique. E para os próximos anos, o foco do grupo estará concentrado em dois grandes projetos de natureza mista, que combinam hotelaria de cinco estrelas, residências e componentes imobiliárias, localizados na Avenida da Boavista, no Porto, e em Aveiro.

O investimento combinado nestes projetos ronda os 140 milhões de euros. No Porto, o Meliá Boavista, com um investimento de 60 milhões de euros, prevê a construção de um hotel 5* com 222 quartos e um residence adjacente com cerca de 120 apartamentos, permitindo aos residentes usufruírem dos serviços hoteleiros, como restauração, wellness e housekeeping. A construção deverá começar dentro de dois anos, com abertura prevista para 2028. Em Aveiro, junto à ria, o grupo planeia um complexo semelhante, com um hotel e 180 unidades residenciais, num investimento estimado em 80 milhões de euros, cuja construção deverá iniciar-se em 2027 e abrir portas entre 2028 e 2029. Ambos os projetos incluem áreas de construção superiores a 30.000 m2 e representam a entrada da Hoti Hotéis no segmento de turismo residencial com serviços integrados.

Além destes empreendimentos de grande escala, o grupo hoteleiro mantém um programa consistente de remodelações, prevendo para 2026 investimentos entre 12 e 14 milhões de euros em obras de modernização e ampliação de unidades existentes, como o Meliá Ria em Aveiro, o Golden Residence na Madeira e o Tryp Montijo.

O grupo decidiu também afastar-se da corrida às Pousadas de Portugal, mesmo com a aproximação do concurso público internacional que o Governo vai lançar. Atualmente sob gestão do Grupo Pestana, estas unidades não estão entre as prioridades do grupo familiar, que prefere concentrar-se em oportunidades no âmbito do programa Revive, onde já abriu recentemente um hotel em São João da Madeira. Falamos, neste caso, do Meliá São João da Madeira, inaugurado em dezembro de 2025, é visto pelo grupo como um investimento estratégico de relevo, resultado de 16 milhões de euros aplicados na recuperação do Palacete dos Condes Dias Garcia.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados