A construtora Ecoárea está a reabilitar o antigo Hospital da Marinha, em Alfama, para transformar o edifício histórico no cinco estrelas The Standard Lisbon, com abertura prevista para 2026.
A construtora portuguesa Ecoárea, pertencente ao Grupo Libertas, está a liderar uma das maiores operações de reabilitação urbana em Lisboa com a transformação do antigo Hospital da Marinha, em Alfama, num hotel de luxo. O edifício histórico, datado do século XIX e com mais de dois séculos de história hospitalar, vai acolher o The Standard Lisbon, um projeto de hotel cinco estrelas que conjuga património e inovação.
Com cerca de 16.000 m2, a obra representa um marco na requalificação da cidade, contando com acompanhamento técnico contínuo por parte da equipa do Grupo Libertas. Este projeto, inteiramente concebido em Portugal, tanto na engenharia como na arquitetura, insere-se na expansão internacional da cadeia de hotéis The Standard, conhecida pelo seu design contemporâneo e conceito lifestyle. A conclusão do hotel está prevista para 2026 e terá 173 quartos, mantendo a identidade irreverente característica dos boutique hotéis da marca, fundada em 1999 em Hollywood e presente em cidades como Miami, Banguecoque e Nova Iorque. Recentemente, a cadeia passou a integrar o portefólio do grupo Hyatt.
O projeto arquitetónico é assinado por Samuel Torres de Carvalho, enquanto os interiores foram desenvolvidos por Jaime Hayon, reconhecido designer contemporâneo.
Em outubro do ano passado, a Ecoárea completou também o vizinho empreendimento residencial Palácio Santa Clara – The Standard Residences, composto por 32 apartamentos de luxo geridos pela mesma marca hoteleira. Com a abertura do novo hotel, os residentes terão acesso a serviços e comodidades exclusivas, incluindo serviço de quartos, lavandaria, catering, entrega e recolha de encomendas, bem como instalações como piscina, ginásio e spa.