A cirurgia robótica tem sido aplicada no tratamento de várias condições, incluindo cancro da próstata, cancro colorretal, obesidade e endometriose.
O Hospital da Luz Arrábida iniciou a utilização do robô cirúrgico Da Vinci Xi HD na sua Unidade de Cirurgia Robótica. Este sistema, considerado o mais avançado na área, foi usado pela primeira vez no início deste mês para tratar um doente com um tumor maligno no rim.
Desde 2017, o Hospital da Luz Arrábida utiliza tecnologia de cirurgia robótica, tendo sido o primeiro na região Norte de Portugal a introduzir esta abordagem. A chegada do Da Vinci Xi HD representa uma atualização no equipamento disponível, com características técnicas que permitem maior precisão e eficácia em intervenções cirúrgicas.
O sistema Da Vinci Xi HD distingue-se por uma estrutura redesenhada, com braços robóticos e instrumentos mais leves e compactos, proporcionando maior liberdade de movimento. Estas melhorias técnicas facilitam procedimentos menos invasivos, com impacto direto na recuperação dos doentes. Este robô será utilizado em áreas como Urologia, Ginecologia, Cirurgia Geral e Cardiotorácica.
A cirurgia robótica tem sido aplicada no tratamento de várias condições, incluindo cancro da próstata, cancro colorretal, obesidade e endometriose. Desde que esta tecnologia foi introduzida, o hospital já realizou 117 intervenções deste tipo, consolidando a sua utilização em diferentes áreas clínicas.