A decorrer até 1 de maio.
A partir desta sexta-feira, 21 de abril, e até 1 de maio, a Praça Central do Centro Colombo volta a transformar-se num hospital faz de conta com o objetivo de ajudar a eliminar a síndrome da bata branca nos mais pequenos. Nesta 22.ª edição, a temática do Hospital da Bonecada é “A Criança e a Família”, focando-se na importância da família, em qualquer formato que possa surgir, no desenvolvimento psicossocial da criança.
O Hospital da Bonecada adota uma infraestrutura semelhante à de um hospital real para que os mais pequenos se familiarizem com o ambiente. É neste espaço que as crianças devem explicar os sinais e sintomas do boneco que levam consigo e, em seguida, passam ao tratamento. Tudo começa na sala de triagem e o percurso leva-as até ao consultório médico, onde o médico pode prescrever xaropes, beijinhos e abracinhos — e ainda é explicado todo o material usado na consulta e os participantes são incentivados a experimentar.
Com a ajuda de estudantes universitários de 14 áreas, desde medicina e medicina dentária a dietética e ciências da nutrição, as crianças passam ainda pelo bloco operatório, laboratório, gabinete de enfermagem e até pela farmácia, gabinete do dentista, gabinete de imagem médica e radioterapia, ginásio de fisioterapia, sala de nutrição, sala dos sentimentos e pela sala de visão.
O Hospital da Bonecada é de entrada gratuita e decorre todos os dias, de 21 de abril a 1 de maio, das 10h às 21h, sendo que a última entrada no espaço é às 20h30.
Criado em 2001 pela Associação de Estudantes da Nova Medical School — Faculdade de Ciências Médicas, o Hospital da Bonecada permite não só desmistificar o que acontece em contexto hospitalar, como fazer com que os mais pequenos percam o receio de ir ao médico.