Tecnologia a pensar na saúde e bem-estar das pessoas é sempre muito bem-venda.
Atualmente, para a grande maioria das pessoas, falar em inteligência artificial está sempre relacionado com fotografia, criação de texto, imagens, musicas, e mais… ou seja, na grande maioria das vezes, apenas pensam na inteligência artificial generativa. No entanto, a Honor utilizou essa tecnologia para algo verdadeiramente útil, em especial para as pessoas com miopia… ou para evitar isso mesmo.
A miopia é um defeito visual que, segundo as estatísticas, está a crescer com rapidez suficiente para afetar 50% da população mundial até 2050, em que (dependendo da gravidade) os objetos mais ou menos distantes parecem desfocados, enquanto os próximos são claramente visíveis. É uma condição que não tem causa específica além da familiaridade e de alguns fatores predisponentes. Basicamente, as pessoas míopes têm um globo ocular muito longo ou uma curvatura excessiva da córnea que faz com que a luz se concentre na frente da retina e não na mesma, como acontece nos olhos não míopes.
Há vários anos que têm vindo a ser desenvolvidos óculos com tecnologia DIMS (Defocus Incorporated Multiple Segments), conhecida como desfocagem periférica, que proporciona uma visão ideal e retarda a progressão da miopia (especialmente em crianças e adolescentes). Contudo, no MWC em Xangai, a Honor apresentou o AI Defocus Eye Protection que já está disponível no Magic V3 e no MagicPad 2. Esta tecnologia envolve um ecrã que reduz a miopia transitória induzida pelo uso próximo de smartphones e dispositivos eletrónicos. Na verdade, manter os dispositivos próximos aos olhos pode favorecer o aparecimento da miopia, pois faz com que o sistema de focagem do olho se ajuste para uma distância próxima, tal como acontece no olho míope.
O ecrã da Honor usa uma combinação de tecnologias avançadas de ecrã OLED e compreensão de cena com inteligência artificial. Desta forma, são recriados no ecrã os efeitos das lentes com tecnologia DIMS, que estudos científicos demonstraram ser eficazes para retardar o alongamento do olho responsável pela miopia.
Existem vários estudos relacionados que demonstram como soluções de desfoque simuladas, quando usadas regularmente, ajudam a melhorar a visão. A tecnologia da Honor simula o ato de desviar o olhar do aparelho e olhar para um objeto distante, automatizando um processo que muitos esquecem de fazer. A tecnologia separa as cores e enquanto algumas colocam as mesmas em foco, outras as “desfocam” assim como alguns objetos recebem contornos desbotados para que, dependendo da cor utilizada, apareçam mais ou menos em foco.
O resultado, segundo quem já experimentou a tecnologia da Honor, é surpreendente, sem afetar negativamente a qualidade da imagem. No entanto, de momento, a tecnologia da Honor funciona apenas nas aplicações Amazon Kindle e YouTube, mas a empresa está a trabalhar para expandir o suporte para outras aplicações.
Honor quer ajudar a minimizar a miopia
Aainda existem algumas dúvidas sobre a eficácia desta tecnologia. Estudos realizados sobre a tecnologia DIMS mostram efetivamente que apenas é eficaz em indivíduos com até 21 anos, uma vez que a taxa de sucesso além dessa idade é de apenas 1%. Também funciona principalmente em miopia menos grave.
No entanto, a Honor esclareceu que a tecnologia não é uma solução única, mas pode representar uma contribuição útil para melhorar a saúde ocular de muitas pessoas.