Honor imagina o futuro com o Robot Phone, um smartphone com “vontade própria”

- Publicidade -

A Honor revelou o Robot Phone, um conceito de smartphone com câmara mecânica controlada por IA. A marca promete apresentar algo em concreto na MWC 2026.

Em 2019, a Asus apresentou o Zenfone 6, um modelo que se destacou pela câmara traseira rotativa, capaz de funcionar também como câmara frontal, numa tentativa de repensar o design tradicional dos smartphones. A ideia era engraçada, mas acabou por não vingar no mercado. Porque é que estou a dizer isto? Ora, parece que a Honor quis recuperar essa ideia, desta vez com uma proposta que parece muito mais ambiciosa: Robot Phone.

O vídeo de “revelação/apresentação” do produto já está a dar que falar na Internet, mas convém salientar desde já que não se trata, ainda, de um produto real. Até porque o vídeo foi feito com recurso à inteligência artificial, ou seja, não houve um vislumbre de hardware real. No entanto, e se a marca chinesa efetivamente mostrar já um modelo em fase avançada de desenvolvimento na MWC 2026, que irá decorrer em Barcelona, pode muito bem criar uma nova tendência.

No fundo, trata-se de um smartphone cujo foco estará na câmara montada num braço mecânico, ancorada num sistema tipo gimbal, que “desdobra”, gira e inclina como se tivesse autonomia para enquadrar e filmar sem intervenção do utilizador. Ou seja, como se tivesse vontade própria, segundo o vídeo mostrado pela Honor, o que não deixa de ser assustador.

No vídeo, também se percebe que a estrutura do equipamento parece mais espessa para albergar o mecanismo articulado, enquanto que o módulo fotográfico surge segmentado em duas partes. Além disso, há também uma porta USB-C no próprio braço da câmara, sugerindo potencial para acessórios.

Para muitos utilizadores, o corpo do dispositivo faz lembrar o iPhone 17 Pro, com o mesmo formato metálico e arestas polidas, enquanto o símbolo alfa (α) gravado na traseira evoca a linha de câmaras Alpha da Sony.

No mesmo vídeo, o dispositivo é apresentado como parte do chamado Plano Alpha, apresentado pela Honor em março deste ano, e que pretende que o smartphone deixa de ser apenas um ferramenta, sendo capaz de executar vários comandos sem intervenção direta do dono do telemóvel.

Para já, o Robot Phone é apenas um conceito, e a Honor até pode estar já a desenvolver um protótipo para apresentar em Barcelona em 2026. Resta saber se, efetivamente, conseguirá cumprir aquilo que apregoa…

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados