Com o novo indicador, a Leroy Merlin cria condições para que os consumidores possam fazer escolhas mais informadas.
A Leroy Merlin apresenta o Home Index, o primeiro indicador ambiental e social em Portugal que avalia o desempenho de produtos para a casa ao longo do seu ciclo de vida. A empresa desenvolveu o Home Index para suprir a demanda por informações mais concretas sobre a sustentabilidade dos produtos. Esta metodologia inovadora e evolutiva beneficia não só os consumidores, mas todo o ecossistema, contribuindo para a melhoria contínua da oferta da Leroy Merlin e promovendo práticas mais sustentáveis entre os seus fornecedores.
O Home Index, alinhado com o propósito da Leroy Merlin de tornar a casa um lugar mais positivo, surge como um passo crucial na missão da empresa de liderar a promoção da sustentabilidade no setor do retalho. A ferramenta mede o ciclo de vida completo do produto, baseando-se em critérios objetivos e provas fornecidas pelos próprios fornecedores.
A metodologia do Home Index abrange 31 critérios distribuídos por oito categorias, incluindo dimensões ambientais e sociais. Fatores como origem das matérias-primas, condições de produção, consumo de água e energia, transporte, reparação, fim de vida e reciclabilidade são considerados. Cada critério é pontuado, resultando numa classificação global do produto numa escala de A a E.
O Home Index visa preencher a lacuna de informação sobre a sustentabilidade dos produtos, ajudando a diagnosticar e melhorar a oferta da Leroy Merlin. A metodologia tem sido aplicada gradualmente a toda a gama de produtos, em colaboração com os fornecedores, com o objetivo de garantir uma oferta inteiramente sustentável.
Desenvolvido pelo ADEO, o Home Index já foi lançado em França e Espanha, e agora chega a Portugal com mais de 80.000 produtos com o indicador visível. Atualmente, 47% das vendas totais correspondem a produtos mais positivos (A, B e C), e a Leroy Merlin Portugal espera aumentar esse número para 55% em 2025 e 80% em 2027.