Os suspeitos do costume como Clair Obscur: Expedition 33, Hades 2 e Dispatch também se destacaram.
Com o fim de 2025 ficámos a conhecer também os jogos favoritos dos jogadores da Steam, com os 2025 Steam Awards, que oferecem a comunidade a oportunidade de se fazer ouvir, ao votar nos melhores jogos em diferentes categorias muito especificas.
A mais importante é, obviamente, a de Jogo do Ano, no qual se revelou vencedor o indie darling da Team Cherry, Hollow Knight: Silksong. Após sete anos de desenvolvimento, Hollow Knight regressou com uma nova protagonista e desafios de fazer puxar pelos cabelos dos jogadores entre os ingredientes que voltaram a atrair o fascínio e a adoração pelo jogo e pelo género.
Curiosamente, Hollow Knight: Silksong ganhou também outro prémio nos 2025 Steam Awards, que também revela a humildade dos seus fãs. Trata-se do prémio para Melhor Jogo que Jogas Mal, que é descrito como “Este é o jogo que recompensa a persistência. Não é para todos. É o jogo mais difícil que alguma vez amámos.”
Clair Obscur: Expedition 33 também marca presença nos 2025 Steam Awards, mas não domina. O RPG por turnos francês da Sandfall Interactive, destacou-se em particular pela sua banda sonora, com o prémio de Melhor Banda Sonora. Ao passo que no que toca a história foi o surpreendente Dispatch, com o prémio de História Excecional, e o prémio de Jogabilidade Mais Inovadora foi para Arc Raiders.
Noutras categorias, temos The Midnight Walk como Jogo de R.V. do Ano; Baldur’s Gate 3 recebeu o prémio de Feito com Amor; Hades 2 é o Melhor Jogo no Steam Deck, Peak é o Melhor Com Amigos; Silent Hill f destacou-se pelo Estilo Visual Excecional; e RV There Yet por ser o Mais Relaxante.
Para conhecerem os restantes finalistas de cada categoria, podem visitar a lista no site da Steam, onde, quem sabe, também encontrarão a vossa próxima aventura.
