HMD Fusion é agora oficial: Novo smartphone modelar e altamente reparável

- Publicidade -

Um smartphone que chega com uma abordagem diferente daquela que estamos habituados.

A HMD utilizou a IFA 2024 para anunciar um novo smartphone modular e reparável, o HMD Fusion. Este smartphone é “o mais inovador” da marca até à data e a Human Mobile Devices garante que é “o dispositivo personalizável definitivo que pode remodelar, reparar e redefinir”. O equipamento apresenta um conector proprietário de seis pinos chamado Smart Pins para personalizar a sua experiência, já que lá podem ligar diferentes shells que fornecerão funcionalidades específicas para atender às necessidades do utilizador.

Vários capas também foram reveladas, incluindo uma que permite adicionar um ring light para selfies. Outra oferece suporte para carregamento sem fio, mas também é possível optar por proteção reforçada (IP68) ou por um comando de jogo que a HMD pretende atender às necessidades específicas através dos seus acessórios, sem se limitar a um material de modificação. Na verdade, cada capa resultará numa modificação do software do telefone para desbloquear determinados recursos, interfaces ou melhorar o desempenho.

O HMD Fusion aposta muito neste design inovador e apresenta uma ficha técnica que não vai muito além do essencial, naquela que é uma abordagem consistente com o desejo de oferecer um modelo acessível. Assim, temos um ecrã LCD de 6,56 polegadas com a resolução HD+ (720 x 1.612 pixeis) com brilho máximo de 600 nits. No seu interior temos o Qualcomm Snapdragon 4 Gen 2 com até 12GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, que pode ser expandido através de um microSD, sem sacrificar o dual SIM (nano + eSIM).

HMD Fusion 4

Nas fotos temos direito a um sensor principal de 108MP que a fabricante associa a um sensor de profundidade de 2MP. Na frente, uma câmara de 50MP faz videochamadas e selfies. No seu interior, uma bateria de 5000mAh, compatível com carregamento rápido de 33W. O HMD Fusion conta ainda com certificação IP54 (sem proteção reforçada) e ainda suporte para 5G, Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 5.

A ideia do HMD não é completamente nova no mercado de smartphones. Em meados da década de 2010, fabricantes como Motorola com Moto Z ou LG com G5 tentaram oferecer módulos adicionais, mas sem grande sucesso, principalmente devido ao preço do aparelho e de alguns acessórios. Em 2024, a HMD espera colocar a modularidade de volta, optando por uma abordagem aberta e acessível. A empresa indica que a personalização será gratuita graças ao fornecimento de um kit de desenvolvimento de software e hardware de código aberto.

Para terminar, mas não menos importante, este smartphone tem o foco na auto-reparação, uma vez que a empresa disponibiliza tudo o que é necessário para que o utilizador possa, em casa, reparar o equipamento. Desde peça, manuais, e até tutoriais a explicar como se faz, tudo é disponibilizado.

Preço e disponibilidade HMD Fusion

O HMD Fusion tem um preço inicial fixado nos 249€. Os acessórios estarão disponíveis ainda este ano, com preços que variam entre os 39 e os 99€.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados