Oito anos após a desvinculação com a Microsoft a icónica empresa de telemóveis volta a desaparecer do mercado de smartphones.
A saga dos smartphones Nokia, que marcou o início de uma nova fase em 2017 sob a liderança da HMD, chegou ao fim. Após ser removida do site europeu da HMD, responsável pelos direitos da marca, a Nokia agora figura como “descontinuada” no catálogo da empresa. Para além disso, os últimos modelos da marca foram transferidos para um site separado, deixando de ser listados ao lado dos dispositivos da HMD.
Esta decisão não chega a ser uma grande surpresa para aqueles que acompanham a trajetória da marca no setor de smartphones. Em 2024, a HMD realizou mudanças significativas, como a atualização da conta da Nokia Mobile as redes sociaisl, como por exemplo o X/Twitter, e a alteração da identidade visual da própria marca, o que indicava um distanciamento gradual da marca no ramo dos smartphones.
A história que começou no dia 6 de janeiro de 2017, com o regresso da Nokia ao mercado de smartphones sob a nova gestão, chegando ao fim com o lançamento do Nokia XR21 Limited Edition, o último modelo a carregar o nome da icónica marca.
É o fim dos smartphones Nokia
Embora a marca continue a existir em alguns feature phones (telemóveis mais básicos), a HMD já começou a introduzir a sua própria marca nesse segmento, sinalizando um futuro onde o nome Nokia não será mais associado ao mercado de smartphones. Com isso, a era da marca finlandesa como referência no mundo dos smartphones parece ter definitivamente chegado ao seu fim.