As irmãs Wachowski, criadoras de Matrix, reuniram-se com Hideo Kojima em 1999 para propor uma adaptação do filme, mas o seu estúdio travou o projeto.
Hideo Kojima esteve muito perto de desenvolver um jogo baseado em Matrix, mas a Konami impediu que tal acontecesse. A revelação foi feita por Christopher Bergstresser, antigo vice-presidente de licenciamento da Konami Digital Entertainment, em entrevista ao portal Time Extension, que confirmou pela primeira vez um encontro entre o criador de Metal Gear Solid e as irmãs Wachowski, responsáveis pelo lendário filme de ficção científica de 1999.
De acordo com Bergstresser, o encontro aconteceu na sede da Konami no Japão, pouco depois da estreia norte-americana de The Matrix. As Wachowski, acompanhadas pelo artista conceptual Geof Darrow, contactaram o estúdio para propor diretamente a Kojima a criação de um jogo oficial do filme. “As Wachowski eram grandes fãs do Kojima”, recordou Bergstresser. “Vieram com o seu artista e disseram-lhe: ‘Queremos muito que sejas tu a fazer o jogo de Matrix. Podes fazê-lo?’”.
A resposta veio de Kazumi Kitaue, produtor sénior da Konami na altura, que rejeitou de imediato a proposta. A decisão deveu-se ao facto de Kojima estar concentrado no desenvolvimento de Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, ainda em fases iniciais de produção. A prioridade da empresa era garantir que a sequela de Metal Gear Solid cumpria o calendário previsto para a PlayStation 2, tornando inviável qualquer outro projeto externo, mesmo algo com a dimensão de Matrix, que se tornou num fenómeno imediato crítico e comercial.
Apesar da recusa, a relação entre os dois lados manteve-se cordial. Kojima e parte da equipa da Konami foram convidados para a estreia japonesa do filme e para a festa de lançamento em Tóquio. Na altura, a imprensa especializada já especulava sobre a possibilidade de uma adaptação de Matrix desenvolvida pela equipa japonesa, mas a confirmação nunca tinha sido feita por ninguém presente nas reuniões.
De acordo com o mesmo testemunho, Hideo Kojima também mostrou grande entusiasmo pela ideia, e vários membros da sua equipa ficaram desiludidos com a decisão da Konami. Um antigo funcionário, que preferiu manter o anonimato, reforçou que “houve imensa frustração interna” e que Kojima continuou a manifestar interesse em trabalhar num jogo inspirado no universo de Matrix, mesmo depois do projeto ter sido travado.
Esta sucessão de eventos coincide com os registos do diário de desenvolvimento de Metal Gear Solid 2, onde Kojima menciona um encontro com as Wachowski e Geoff Darrow a 25 de agosto de 1999, no Hyatt Park de Shinjuku, no dia da estreia japonesa do filme, confirmando que o contacto existiu e que o interesse era mútuo. Para já, apenas podemos imaginar o que seria um jogo de Matrix assinado por Kojima e como seria a indústria atualmente, se o lendário produtor tivesse dado prioridade a esse projeto em vez da restante saga Metal Gear.
Os planos para jogos de Matrix não se ficaram por aqui e, eventualmente, a adaptação oficial acabou por ser entregue à Shiny Entertainment, que viria a lançar Enter the Matrix em 2003 e The Matrix: Path of Neo em 2005, que são hoje recordados como jogos de culto com interessantes histórias de desenvolvimento.
