O Guimarães Space Hub surge integrado na Constelação do Atlântico, o maior projeto espacial nacional, e visa aplicar conhecimento científico à resolução de desafios reais.
O Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) apresenta hoje, dia 20 de outubro, em Guimarães, o Guimarães Space Hub (GSH), uma iniciativa que pretende impulsionar o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias espaciais na resolução de desafios urbanos e regionais.
O projeto resulta de uma parceria entre o Município de Guimarães, a Universidade do Minho e o CEiiA, surgindo como um espaço de cooperação entre a academia, a indústria e entidades nacionais ligadas ao setor espacial, como a Força Aérea Portuguesa, a GEOSAT, a NEO e a CTI Aeroespacial. Estas organizações integram também a Constelação do Atlântico e a recentemente criada New Space Alliance, iniciativas que colocam Portugal no centro da estratégia europeia de observação da Terra.
O principal objetivo do Guimarães Space Hub é fortalecer a ligação entre o conhecimento científico e a aplicação tecnológica, contribuindo para o avanço do país no domínio do New Space. Através dessa colaboração, pretende-se enfrentar desafios complexos nas áreas da sustentabilidade, das alterações climáticas e da qualidade de vida, com enfoque na cidade de Guimarães e na Região Norte.
As atividades do Guimarães Space Hub desenvolvem-se ao longo de programas científicos anuais, que envolvem estudantes e investigadores, e de ações dirigidas às novas gerações, incluindo o ensino secundário. Entre estas iniciativas destaca-se o programa Sustainable Living Innovators (SLI), criado pelo CEiiA, que estimula o trabalho em domínios como os sistemas e tecnologias espaciais, a inteligência geoespacial, a medicina espacial, as novas formas de construção, a energia e a mobilidade. O objetivo é explorar o potencial das tecnologias espaciais na resolução de problemas concretos da Terra.
O projeto insere-se num ecossistema espacial nacional em fase de consolidação, com forte ligação a parceiros internacionais. A Constelação do Atlântico, reconhecida pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, representa o maior projeto espacial alguma vez desenvolvido em Portugal. Esta constelação de satélites de observação de alta e muito alta resolução, com capacidade de revisita intradiária, tem aplicações nas áreas da defesa, segurança e sustentabilidade.
A iniciativa deverá contribuir para a fixação de talento qualificado na Região Norte, o surgimento de novas empresas de base tecnológica e o fortalecimento do papel de Guimarães no panorama da inovação sustentável, antecipando o caminho da cidade rumo a 2026, ano em que ambiciona ser Capital Verde Europeia.