Guimarães. Empresa monta sistema para monitorizar mais de 900 lugares de estacionamento

- Publicidade -

A solução chega-nos por parte da Ubiwhere.

lugares de estacionamento

É o “maior projeto de gestão de estacionamento inteligente alguma vez realizado em Portugal”. A Ubiwhere, empresa de software focada na Investigação & Desenvolvimento nas áreas de Smart Cities, Telecomunicações e Internet do Futuro, e Novas Tecnologias, disponibilizou um sistema de informação em tempo real no município de Guimarães que visa monitorizar mais de 900 lugares de estacionamento.

Incluem-se neste sistema os lugares on-street, que se encontram nas ruas, avenidas e locais públicos, e os lugares off-street, que dizem respeito a alguns parques de estacionamento fechados.

A implementação de estacionamento inteligente engloba uma plataforma de gestão que recolhe dados de estacionamento através de sensores e câmaras de vídeo. Em tempo real, essa informação será transmitida através de uma aplicação móvel e um conjunto de painéis informativos, instalados em locais específicos do município, ajudando a encontrar locais de estacionamento disponíveis.

Esta plataforma de gestão fornece capacidades de administração e visualização de dados que permitem identificar os padrões de ocupação de estacionamento de cada lugar ou de uma área em específico. Assim, é possível observar como varia a utilização dos lugares nas diferentes zonas ao longo do tempo, sendo possível definir ações de planeamento baseadas em dados reais, gerindo de forma mais eficiente a procura de estacionamento.

Para além de abranger um número considerável de lugares monitorizados, este projeto destaca-se ainda pela conjugação de diferentes tipos de tecnologias. Nos lugares on-street, serão utilizados sensores que permitem detetar a ocupação de lugares individuais em tempo real, juntamente com câmaras de vídeo. Já em parques de estacionamento, serão instalados sensores de medição de tráfego, que permitem contar os veículos que circulam numa determinada zona, a ocupação agregada e os lugares livres.

Além disso, será ainda possível utilizar, em alternativa, câmaras de vídeo com recurso a inteligência artificial, para detetar que lugares de estacionamento estão ocupados ou não, conseguindo alcançar um valor mais fiável para a ocupação do parque de estacionamento.

- Publicidade -

Relacionados