As fábricas da Volkswagen em Zwickau, Dresden, Emden e outras unidades ajustaram o seu calendário face ao abrandamento do mercado europeu.
O Grupo Volkswagen está a sentir os efeitos de um crescimento mais lento do que o esperado no mercado europeu de veículos elétricos. Apesar de a marca Volkswagen ter superado a Tesla nas vendas em agosto, a procura não tem acompanhado os investimentos feitos pelo grupo alemão na adaptação das suas fábricas para a produção de elétricos. O resultado? Paragens temporárias na produção, bem como redução de turnos em várias unidades na Alemanha.
Por exemplo, a fábrica de Zwickau vai suspender a produção durante uma semana a partir de 6 de outubro, devido à fraca procura pelo Audi Q4 e-tron, modelo também afetado pelas tarifas impostas nos Estados Unidos. Já a unidade de Dresden encerrará durante a primeira semana das férias de outono alemãs. Em Emden, onde são produzidos os Volkswagen ID.4 e ID.7, os horários de trabalho já foram reduzidos e estão previstas várias pausas de produção nos próximos dias.
As dificuldades estendem-se a outras fábricas. Em Hanover, a produção do ID. Buzz e do T7 Multivan será interrompida durante cinco dias no período de férias, enquanto em Osnabrück a atividade será reduzida em pelo menos um dia por semana até ao final do ano, com mais uma semana de paragem em outubro. A fábrica deverá ainda encerrar em dezembro, afetando a produção do Volkswagen T-Roc Cabriolet, do Porsche Cayman e do Porsche Boxster, sendo que a empresa admite estar a avaliar cenários alternativos para o futuro do local.
Um porta-voz do grupo justificou estas medidas com a necessidade de alinhar o calendário de produção à “situação atual do mercado”. No entanto, esta situação não afeta apenas a Volkswagen, uma vez que também a Stellantis e outros fabricantes anunciaram recentemente reduções nas suas fábricas, refletindo uma procura mais hesitante do que o previsto no segmento elétrico europeu.