Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa vão realizar greve parcial entre as 05h e as 10h, afetando quem se desloca bem cedo para o trabalho.
Os serviços do Metropolitano de Lisboa vão ser afetados nos próximos dias 9 e 11 de setembro devido a uma greve parcial dos trabalhadores, convocada pelos sindicatos que os representam. O pré-aviso indica que a paralisação decorrerá entre as 05h e as 10h, prevendo-se que a operação normal do metro só seja retomada a partir das 10h30.
Em resposta à convocação da greve, a administração do Metropolitano de Lisboa iniciou negociações com as organizações sindicais, apresentando duas propostas de acordo que tentam conciliar os pedidos dos trabalhadores com as metas de gestão da empresa e o aumento da produtividade, em linha com as normas legais relativas à atualização da massa salarial para 2025.
O Metropolitano de Lisboa submeteu ainda ao Tribunal Arbitral um pedido fundamentado para a definição de serviços mínimos, com base nos critérios legais e na relevância do serviço público prestado à Área Metropolitana de Lisboa. Este pedido tinha como objetivo assegurar a circulação de comboios durante os períodos de greve, mas não foi decretado pela entidade arbitral.
Até à data da greve, a empresa continuará a promover o diálogo com os sindicatos na tentativa de alcançar um entendimento que permita suspender a paralisação. Está agendado um novo plenário de trabalhadores para as 15h de hoje, sendo esta uma oportunidade para encontrar uma solução estruturada e duradoura.