A Warner Bros. já marcou no calendário o regresso dos Gremlins ao cinema, com Steven Spielberg e Chris Columbus na produção e realização.
A Warner Bros. Discovery confirmou que está a preparar o regresso da série Gremlins, mais de três décadas após o último filme. O anúncio foi feito por David Zaslav, presidente e diretor executivo do grupo, durante a mais recente conferência com investidores, onde revelou Gremlins 3, com estreia marcada para novembro de 2027.
Este anúncio faz-se acompanhar com alguns detalhes da equipa de produção, destacando-se o regresso de Steven Spielberg à produção executiva e de Chris Columbus, responsável pelo argumento do filme original de 1984, na cadeira de realização de produção do novo projeto. De fora ficaram informações sobre o elenco ou que abordagem narrativa darão ao novo projeto, ainda numa fase muito inicial de produção.
Gremlins, o primeiro filme, realizado por Joe Dante e escrito por Columbus, estreou nos cinemas em 1984, tornando-se imediatamente num marco do cinema fantástico norte-americano. O filme, que foi responsável pela da classificação etária PG-13 nos Estados Unidos, seguia a história de Billy e do seu peculiar animal de estimação, Mogwai, que ao entrar em contacto com água deu origem a uma série de criaturas destruidoras. Com um orçamento baixo de 11 milhões de dólares, o filme arrecadou mais de 212 milhões de dólares em receitas globais.
A sua sequela direta, Gremlins 2: The New Batch, chegou em 1990, com resultados comerciais muito abaixo do esperado, cerca de 42 milhões de dólares a nível global, contra os 50 milhões de dólares de orçamento. Ainda assim, acabou por ganhar estatuto de culto devido ao seu tom satírico e à experimentação visual de Joe Dante. Desde então, houve várias tentativas de continuar a série, mas todas acabaram abandonadas, incluindo uma proposta de reboot nos anos 2000.
Com dois anos pela frente e possíveis tumultos dentro da estrutura da Warner Bros. – que se prepara para ser vendida -, há uma grande probabilidade de que até à data prevista os planos para o regresso de Mogwai fiquem novamente pelo caminho.
