Grávidas com novas regras para recorrerem às urgências hospitalares

- Publicidade -

O projeto inicial inclui as Unidades Locais de Saúde das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, bem como de Leiria.

A partir desta segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2024, as grávidas das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, incluindo o Hospital Distrital de Leiria, terão de contactar a Linha SNS Grávida antes de se dirigirem às urgências de Obstetrícia e Ginecologia. Este novo modelo, que inicia em fase piloto, será aplicado nas Unidades Locais de Saúde (ULS) dessas regiões e será reavaliado em três meses pelo Ministério da Saúde. Caso haja interesse de outros hospitais em participar, poderão aderir, desde que cumpram os requisitos necessários.

Além disso, a partir de janeiro, as ULS da Península de Setúbal, incluindo Almada-Seixal, Arco Ribeirinho e Setúbal, também irão integrar o projeto. O calendário completo para a adesão de outras unidades será divulgado posteriormente. A medida visa otimizar o atendimento, canalizando as grávidas para o atendimento mais adequado, evitando que situações não urgentes sobrecarreguem as urgências hospitalares.

Nos hospitais, serão afixados cartazes nas entradas das urgências para informar sobre a necessidade de pré-triagem telefónica, que será realizada preferencialmente por enfermeiros especializados. Exceções serão feitas para casos de risco iminente de vida, como perda de consciência ou hemorragias abundantes.

Gravidas
Mensagem afixada nas entradas dos hospitais

Grávidas têm agora uma pré-triagem telefónica antes de recorrerem às urgências

A implementação desta pré-triagem já estava prevista no Plano de Reorganização das Urgências de Obstetrícia e Ginecologia, que foi elaborado após dificuldades de funcionamento nas urgências devido à falta de especialistas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados