Numa pista em que nem sempre é fácil de ultrapassar, Max Verstappen partia para o Grande Prémio da Hungria em P2, atrás de Lewis Hamilton, e a ter que proteger-se dos dois McLaren que partiam de P3 e P4. A má partida de Hamilton fez com que o carro 44 da Mercedes passasse para P4 e os McLarens subissem a P2 e P3 com Max na liderança e a preparar-se para a 12ª vitória consecutiva da Red Bull.
Lewis Hamilton, que já não partia da pole position há algum tempo, terminou a corrida num 4º lugar que soube a desilusão, já o outro britânico que subiu ao pódio em Silverstone, Lando Norris, voltou a conquistar um lugar com direito a champanhe, desta vez o P2 com a McLaren a mostrar que os upgrades feitos ao carro estão a dar resultado. Pérez que partiu de P9 teve a corrida da sua vida e acabou em P3, Russell conseguiu subir de P18 para P6 ao aproveitar-se de uma penalização de 5 segundos dada a Charles Leclerc por ter passado o limite de velocidade na pit lane.
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Fórmula 1
Como falar da Red Bull neste segmento começa a ser repetitivo, vou deixar apenas a nota para a excelente corrida de Sergio Pérez ao recuperar 6 posições e a acabar no último lugar do pódio. Deixar também a nota para Daniel Ricciardo que voltou à grid, começou de P13, desceu para P18 depois de um pequeno incidente (bem maior para a Alpine) e conseguiu recuperar para P13, acabando à frente do seu colega de equipa, algo que Nyck de Vries estava a ter alguma dificuldade em fazer.
Mas o principal destaque deste segmento vai para a equipa de Woking, a McLaren conseguiu colocar dois carros na segunda linha para a partida e depois de um excelente arranque de Oscar Piastri as coisas mudaram um pouco e foi Lando Norris que foi ao pódio, desta vez em P2, fazendo com que pela primeira vez na sua carreira na F1 conseguisse ir ao pódio duas vezes consecutivas e, não fosse o todo-poderoso Max Verstappen com o seu RB19, cada vez mais perto de se tornar mais um nome na lista de pilotos com vitórias na categoria máxima do desporto automóvel.
Oscar Piastri não conseguiu aguentar os lugares da frente, principalmente depois de ter demorado 2.8s numa pit stop enquanto Sergio Pérez, logo atrás, apenas demorou 1.9s. Mas mesmo assim, o Australiano que ficou com o lugar de Ricciardo conseguiu mais um top 5 e pontos extremamente importantes para a McLaren na luta pelos primeiros 4 lugares do campeonato de construtores à medida que se vai distanciando da Alpine e aproximando-se da Ferrari.
Fórmula 1.5
Sinceramente não sei quem meter aqui. Se a Ferrari porque continuam a ser a mesma Ferrari dos últimos anos e não conseguem ter um desempenho decente na qualificação ou até mesmo recuperar posições em corrida. Ou a Mercedes que depois de não gostarem do carro nos treinos conseguem meter um carro em P1 e outro em P18 na qualificação, mas em corrida os resultados dão uma volta de 180º e é o carro em P18, o de George Russell, que faz um melhor trabalho ao acabar em P6, enquanto Hamilton, embora perto de Pérez, não fez melhor que um P4.
Entre as duas, a Ferrari continua a ter decisões que parecem pouco inteligentes durante a corrida, pelo menos pelo que conseguimos ouvir nas comunicações rádio entre a equipa… e estas decisões acabam por comprometer os resultados e fazer com que a equipa esteja cada vez mais longe da Mercedes na luta pela P3 no campeonato de construtores e cada vez mais em risco de ser apanhada pela McLaren nesse mesmo campeonato.
Deixar uma palavra de apreço a Albon, que se não fosse o carro lento que tem nas mãos acabaria muito mais vezes nos pontos. O piloto tailandês faz magia com o Williams.
Andar de Kart ao domingo
- A Haas continua sem pontuar
- Logan Sargen continua lento
- A Alpine conseguiu mais dois DNFs na Hungria, repetindo o feito de Silverstone
No entanto, o rápido destaque da semana vai para Zhou Guanyu. Depois uma qualificação fantástica onde conseguiu um impressionante P5, à frente de Bottas em P7, a corrida foi de mal a pior. Começou mal, ao estar envolvido no incidente que deixou de fora os dois Alpine e acabou ainda pior ao terminar bem fora dos pontos em P16, perdendo assim 11 lugares durante a corrida.
Mesmo as novas Power Units dos carros da Alfa Romeo não fizeram com que a equipa conseguisse pontuar, Bottas que tinha começado a corrida em P7 conseguiu também ele perder posições suficientes para acabar fora dos pontos, mas à frente do seu colega de equipa, em P12. Um fim de semana que parecia excelente para a Alfa, mas que acabou em desilusão para ambas as equipas italianas com motor Ferrari.
Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – Top 10 por pilotos
Posição | Piloto | Equipa | Pontos |
1 | Max Verstappen | Red Bull Racing RBPT | 281 |
2 | Sergio Pérez | Red Bull Racing RBPT | 171 |
3 | Fernando Alonso | Aston Martin Aramco Mercedes | 139 |
4 | Lewis Hamilton | Mercedes | 133 |
5 | George Russell | Mercedes | 90 |
6 | Carlos Sainz | Ferrari | 87 |
7 | Charles Leclerc | Ferrari | 80 |
8 | Lando Norris | McLaren Mercedes | 60 |
9 | Lance Stroll | Aston Martin Aramco Mercedes | 45 |
10 | Esteban Ocon | Alpine Renault | 31 |
Campeonato do Mundo de Fórmula 1 – Top 5 por equipas
Posição | Equipa | Pontos |
1 | Red Bull Racing RBPT | 452 |
2 | Mercedes | 223 |
3 | Aston Martin Aramco Mercedes | 184 |
4 | Ferrari | 167 |
5 | McLaren Mercedes | 87 |