Copenhaga, Paris ou Basileia são apenas algumas das rotas planeadas.
Foi em 2023 que ouvimos falar da GoVolta, empresa holandesa que planeava operar, ainda em 2024, serviços ferroviários internacionais de baixo custo a partir dos Países Baixos e da Bélgica com destino à Alemanha, França, Suíça e Dinamarca para várias cidades europeias. Ou seja, uma espécie de “easyJet dos comboios”.
Contudo, esses planos não se concretizaram. Previa-se o início da operação para maio de 2024, mas, e tendo em conta a dificuldade que é operar nos caminhos-de-ferro, pelos mais diversos motivos, a empresa aponta agora para 2025 como data de arranque para Berlim.
De acordo com o portal Treinreiziger e outros sites/meios de comunicação holandeses, os empresários por detrás da GoVolta, Hessel Winkelman e Maarten Bastian, tinham como objetivo iniciar o serviço para Berlim em abril de 2025. Porém, e como é pouco provável que tal aconteça, a nova previsão é que a rota para Berlim comece a funcionar em setembro de 2025.
Estão também previstas ligações para Copenhaga e Basileia, bem como para Paris. Mas dificilmente essas rotas começarão a funcionar em 2025.
A GoVolta, pertencente à Flywise Travel, apresenta-se como uma operadora ferroviária de baixo custo, recorrendo a material circulante antigo e a linhas ferroviárias clássicas. Apesar de concorrentes como a Nederlandse Spoorwegen e a Deutsche Bahn oferecerem viagens entre Amesterdão e Berlim em cerca de seis horas, os comboios da GoVolta demorariam aproximadamente oito horas para o mesmo percurso. E aqui aplica-se à regra a velha máxima de “tempo é dinheiro”, uma vez que a GoVolta promete disponibilizar bilhetes de comboio a partir de 10€.
Entretanto, a GoVolta submeteu pedidos para o lançamento de três novas ligações internacionais, com início previsto para janeiro de 2027: Bruges, na Bélgica, e para Hamburgo e Frankfurt, na Alemanha.
O objetivo da empresa é criar duas novas ligações diárias entre a Estação Central de Amesterdão e Frankfurt, assim como duas novas ligações diárias para Hamburgo e Bruges, também a partir de Amesterdão.
A rota para Frankfurt será adicional à ligação já registada pela empresa para Munique, que inclui uma paragem em Frankfurt e opera uma vez por dia. De igual forma, o serviço para Hamburgo complementará a rota previamente anunciada para Copenhaga, que também passa por Hamburgo e opera uma vez por dia. Já a ligação para Bruges será uma extensão da rota existente para Paris, que inclui uma paragem na cidade belga e também funciona diariamente. Com estas novas adições, as rotas Amesterdão-Bruges, Amesterdão-Frankfurt e Amesterdão-Hamburgo contarão com um aumento do número de serviços diários.
Segundo os documentos entregues, a ligação Amesterdão-Bruges-Paris incluirá paragens em várias estações, nomeadamente Aeroporto de Schiphol, Leiden Central, Haia (Hollands Spoor), Roterdão Central, Lage Zwaluwe, Antuérpia Central, Gante-Saint-Peter’s, Bruges, Cortrique e Paris.
Em todo o caso, e para já, o site da GoVolta, apesar de estar online, não apresenta qualquer informação. Portanto, a ver vamos se estas viagens de comboio baratíssimas irão efetivamente concretizar-se…