A GoVolta vai lançar em 2026 comboios internacionais de baixo custo entre Amesterdão, Berlim e Hamburgo, com bilhetes desde 10€ e lugar garantido.
Lembram-se quando, no final de 2024, falámos aqui no Echo Boomer da GoVolta, que desde cedo foi apelidada de “easyJet dos comboios”? Pois bem, há novidades.
A GoVolta apresenta-se com uma proposta simples: preços baixos, reservas sem complicações e lugar garantido para todos os passageiros. A estreia, que devia ocorrer até final de 2025, está agora marcada para março de 2026, com ligações diretas entre Amesterdão e duas cidades alemãs, Berlim e Hamburgo, e bilhetes promocionais a partir de 10€. E sim, já é possível adquirir bilhetes.
A empresa posiciona-se como uma alternativa aos operadores tradicionais, apostando num modelo inspirado nas companhias aéreas de baixo custo. Os primeiros 100 lugares de cada comboio são vendidos ao preço mínimo, enquanto o valor médio das viagens deverá situar-se perto dos 30€, ainda assim abaixo do que é habitual nestas rotas. Em comparação, viajar hoje entre Amesterdão e Hamburgo ou Berlim nos serviços da Deutsche Bahn pode custar bem mais, muitas vezes com transbordos e suplementos para reserva de lugar.
A operação arranca com três frequências semanais para cada destino. Berlim passa a estar ligada a Amesterdão às terças, quintas-feiras e domingos, enquanto Hamburgo entra no mapa às segundas, quartas-feiras e sextas. A partir do verão de 2026, a intenção é passar a ligações diárias. No entanto, o tempo de viagem será mais longo do que nos comboios de alta velocidade: cerca de sete horas até Berlim, já que o material circulante – adquirido em segunda mão à operadora belga SNCB e modernizado para este novo serviço – tem uma velocidade máxima de 160 km/h. A empresa assume essa diferença como parte do compromisso com preços mais acessíveis. A velha máxima de “tempo é dinheiro” aplica-se aqui na perfeição.
Os comboios, compostos por 11 carruagens, terão perto de 820 lugares. Haverá duas classes, economy e comfort, sendo esta última mais silenciosa e com maior espaço entre assentos. Mesmo em economy é possível pagar um extra para garantir mais espaço, reservando o lugar em frente. Todos os passageiros viajam sentados, sem bilhetes em pé, e cada reserva inclui duas peças de bagagem de mão, com regras claras para volumes maiores, que só entram mediante pagamento adicional. A bordo existirá ainda uma carruagem lounge, com bebidas, snacks e refeições ligeiras.
Além dos bilhetes simples, a GoVolta quer vender escapadinhas completas, juntando comboio e hotel numa única reserva. A ambição passa por retirar complexidade ao processo de compra, um dos principais entraves apontados por quem acaba por optar pelo avião ou pelo carro. Segundo os fundadores, a ideia é tornar as viagens ferroviárias internacionais tão diretas quanto marcar um voo.
Os planos não ficam pela Alemanha. A empresa já anunciou uma ligação diária entre Amesterdão e Paris a partir de dezembro de 2026. Este percurso será diferente do habitual, passando por Gante em vez de Bruxelas ou Antuérpia, e demorará bastante mais do que o Eurostar, precisamente pelo mesmo motivo: velocidades mais baixas em troca de preços inferiores. A expansão futura poderá ainda incluir cidades como Frankfurt, Munique, Copenhaga, Bruges ou Basileia.
