Governo português lança apoios para promover empreendedorismo

Em Portugal, devido às condições da economia e às tendências internacionais, a procura por alternativas de trabalho por conta própria tem-se tornado mais evidente.

empreendedorismo
- Publicidade -

Com a intenção de ajudar os empreendedores nacionais e de promover o investimento estrangeiro, surgem agora novos apoios para a fixação de negócios no país.

A crise que se sentiu no começo do século, a par com o contínuo desenvolvimento tecnológico, tem vindo a alterar toda a forma como se vivem as dinâmicas de trabalho no mundo.

Em Portugal, o cenário é idêntico, verificando-se uma maior tendência para que as pessoas procurem alternativas laborais por conta própria, lançando os seus negócios e optando por trabalhar como freelancers ou por fazer dropshipping nas suas lojas online.

Além de esta tendência dar respeito ao sonho dos millennials de trabalhar a partir de casa e sem entidades patronais, esta também decorre de situações menos positivas, como as elevadas taxas de desemprego e a precariedade salarial em vários setores.

Sem dúvida, o comércio digital tem sido um dos meios a progredir ao longo da evolução do empreendedorismo nacional. Ainda assim, o grande interesse do estado nos novos negócios e os apoios que têm sido dados para a fixação de negócios no país também tem surtido efeitos visíveis.

Além de se verificar um aumento no investimento estrangeiro, que é facilitado através de medidas diversas, incluindo na facilidade de obtenção de vistos e nos programas específicos que o Governo criou para o efeito; o aumento no número de Pequenas e Médias Empresas é também revelador do processo de impulso à economia que o Estado tenta promover para combater o desgaste financeiro no país e promover o seu crescimento económico.

Mas, afinal, quais são os novos apoios do Estado Português para promover a fixação de novos negócios? Saibam quais as medidas que estão a ser implementadas e que podem ajudar-vos a avançar com o vosso sonho empreendedor.

empreendedorismo

Empreendedorismo nacional e o programa One Stop Shop

Não existem dúvidas de que o comércio digital é um dos setores que mais pessoas escolhem no momento de optarem por abrir o seu negócio.

Neste momento, tentando apoiar os novos empreendedores digitais nacionais e atrair novos investidores e empreendedores estrangeiros, o Estado Português, a par com a Startup Portugal, uniram-se num novo projeto: a criação do Balcão do Empreendedor.

O Balcão do Empreendedor tem como intenção cativar novos investimentos internacionais para promover a implementação de empresas estrangeiras e apoiar as empresas nacionais.

Neste programa, inclui-se o novo One Stop Shop. Este programa servirá para que exista o acesso a toda a informação pertinente sobre as empresas nacionais, incluindo as mais recentes, apoiando desta forma os novos empreendedores e os seus negócios.

Servindo como ponto de partida para a informação, este programa visa criar um espaço de confluência para os empreendedores e interessados no trabalho por conta própria. Através deste programa, será possível encontrar toda a informação necessária para a criação e manutenção de uma empresa em Portugal, bem como encontrar a informação necessária sobre os programas de financiamento que servem para apoiar os novos projetos, incluindo os fundos relacionados com investidores nacionais e estrangeiros e investidores de capital de risco.

Prevê-se que a implementação da base digital One Stop Shop possa facilitar todo o processo de criação de empresas em Portugal, ajudando a melhorar o acesso à informação e melhorando a interação entre os empreendedores e os seus investidores. Este balcão existirá digitalmente e espera-se que seja também criado, na capital portuguesa, um balcão físico com o mesmo propósito.

O incentivo do empreendedorismo em Portugal

Tal como o One Stop Shop, várias outras medidas têm sido lançadas pelo Governo nacional para garantir que os empreendedores nacionais conseguem lançar e dar continuidade aos seus projetos e empresas. Estes apoios aos empreendedores visam apoiar as Pequenas e Médias Empresas e também melhorar a economia e combater os elevados índices de desemprego.

Alguns apoios aplicados, como o Startup Visa, têm sido bastante falados, devido à forma como apoiam os investidores estrangeiros que desejam fixar as suas empresas ou colocar os seus investimentos em Portugal.

A promoção de um processo mais simples e ágil para a fixação dos trabalhadores estrangeiros também tem sido visto noutros incentivos, como os das campanhas Tech Visa ou Sign Up for Portugal.

Além destes projetos, destinados à comunidade estrangeira, existem também programas que oferecem oportunidades de financiamento para Pequenas e Médias Empresas, muitos dos quais a fundo perdido.

A intenção de implementar este novo balcão visa simplificar o processo para todos os interessados em lançar o seu negócio no país ao permitir um acesso mais simples à informação e oferecer um meio mais direto para que se possa esclarecer qualquer dúvida. O balcão será, pois, um ponto para conhecer melhor os parceiros, as formas de financiamento, os apoios e as vantagens da abertura de novas empresas em Portugal.

- Publicidade -

Sigam-nos

12,471FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

Concurso Montepio Acredita Portugal 2020 com inscrições abertas até 25 de abril

Além disso, o concurso adotou um formato inicial digital, 100% online, pelo que, depois, o desenvolvimento de ideias submetidas irá decorrer até 17 de maio deste ano.

Concurso Montepio Acredita Portugal 2020 com inscrições abertas até 28 de março

Não é a primeira vez que falamos aqui do Concurso Montepio Acredita Portugal, até porque este ano celebra-se a 10ª edição. É o 2º maior concurso de empreendedorismo do mundo e está de momento a aceitar inscrições gratuitamente até ao próximo dia 28 de março.

Vem aí a 10ª edição do Concurso Montepio Acredita Portugal

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Concurso de Empreendedorismo Montepio Acredita Portugal.

Concurso Montepio Acredita Portugal tem novo prazo de candidaturas

Lembram-se de termos falado do prazo de candidaturas para o Concurso Montepio Acredita Portugal? Pois é, há uma nova...
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

OPPO Find X será das primeiras séries de smartphones 5G com o novo processador Snapdragon 888

Os novos dispositivos deverão chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2021.

Samsung pode estar em vias de acabar com a linha Galaxy Note

As quebras no segmento e pandemia de COVID-19 são as razões apontadas para este possível fim.

Corsair iCue 4000X RGB – Forma, função e estilo

Seja num cenário profissional de produtividade, lazer ou entretenimento, a caixa é, por vezes, deixada para último plano quando se monta um PC. Mas não deveria de ser o caso.