Governo investe 90 milhões em 300 autocarros elétricos e a hidrogénio

- Publicidade -

Este apoio financeiro permitirá praticamente duplicar o número de autocarros de zero emissões (elétricos e movidos a hidrogénio) no País.

A nível de transportes públicos, e pelo menos no que a autocarros diz respeito, Portugal tem vindo a ganhar veículos que dispensam combustíveis fósseis. E para os próximos anos, o país será “invadido” por dezenas e dezenas de novíssimos autocarros.

Tudo graças a um aviso do Ministério do Ambiente e Energia para a aquisição de 300 autocarros de zero emissões, num investimento total de 90 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), gerido pelo Fundo Ambiental e com vista à descarbonização dos transportes públicos e à promoção da mobilidade sustentável.

Este apoio financeiro permitirá praticamente duplicar o número de autocarros de zero emissões (elétricos e movidos a hidrogénio) no País. O concurso abrange todo o território continental, com uma dotação específica para as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto (60 milhões de euros) e para o restante território nacional (30 milhões de euros). A medida visa garantir uma cobertura geográfica adequada e promover a equidade no acesso à mobilidade sustentável em todas as regiões do país.

Além da aquisição de veículos com nível nulo de emissões, o financiamento contempla ainda a instalação dos respetivos postos de carregamento de energia elétrica e de abastecimento de hidrogénio. O montante máximo de cofinanciamento a atribuir por autocarro será de 270.000€, no caso de autocarro elétrico, e de 470.000€ para autocarros movidos a hidrogénio.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados