Governo investe 240 milhões de euros nos transportes públicos do Porto, Coimbra e Lisboa

- Publicidade -

Investimentos absolutamente necessários.

Esta semana, o Governo anunciou um investimento de 240 milhões de euros destinados aos transportes públicos. Tudo para a modernização da mobilidade urbana e que visam a descarbonização do setor.

O lançamento dos financiamentos destinados à finalização e concretização dos seguintes projetos estruturantes para as cidades do Porto, de Coimbra e de Lisboa:

  • Extensão (2.ª fase) do Metro do Porto (Linha Rosa: Casa da Música–São Bento): Investimento de 96 milhões de euros para a expansão da rede de transportes de passageiros (incluindo aquisição de material circulante), para a conclusão da 2.ª fase da operação.
  • Execução da 2.ª fase da aplicação de um sistema de MetroBus, no Sistema de Mobilidade do Mondego: Investimento de 82 milhões de euros para criar uma ligação de transporte público entre Coimbra e os concelhos limítrofes (Miranda do Corvo e Lousã), através de um sistema de “Metrobus”, que consiste na implementação de um serviço tipo BRT (Bus Rapid Transit), num percurso previsto de 43 Km, ligando Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra e servindo a estação de Coimbra B e a zona dos Hospitais. Este projeto visa adaptar o antigo canal ferroviário e a malha urbana de Coimbra para a instalação de uma solução BRT, com canal dedicado.
  • Aquisição de Material Circulante para transporte público coletivo de baixo carbono (15 elétricos): Investimento de 27 milhões e 500 mil euros para o alargamento da rede de elétricos quer em extensão quilométrica, quer em frequência do serviço a oferecer aos utilizadores atuais e futuros do transporte coletivo, contribuindo para a transição energética.

Além disso, estão ainda destinados 10,7 milhões de euros para a modernização da Linha Norte – Ramal de Alfarelos – Troço Verride–Marujal, e 22,9 milhões de euros para a modernização da Linha ferroviária de Cascais (2.ª fase).

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados