Desconto no ISP fará com que o Gasóleo tenha alívio real de 3,2 cêntimos por litro e gasolina de 1,7 cêntimos já na próxima semana.
O Ministério das Finanças anunciou esta sexta‑feira uma nova redução temporária do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP), numa tentativa de atenuar o impacto da subida dos combustíveis prevista para a próxima semana. A medida surge num contexto de forte pressão sobre os preços, agravada pela crise energética internacional.
De acordo com o comunicado, o Governo vai aplicar um desconto extraordinário de 2,6 cêntimos por litro no gasóleo rodoviário e 1,4 cêntimos por litro na gasolina sem chumbo. A tutela explica que esta redução devolve aos contribuintes a receita adicional de IVA que o Estado arrecadaria devido ao aumento dos preços. Com a incidência do IVA sobre o novo desconto, a poupança real sentida pelos consumidores será de 3,2 cêntimos por litro no gasóleo e 1,7 cêntimos na gasolina, valores que se somam às medidas já aplicadas anteriormente.
Segundo o gabinete do ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, a poupança acumulada para a próxima semana ascenderá a 9,4 cêntimos por litro no gasóleo rodoviário e 5,1 cêntimos por litro na gasolina sem chumbo. O Governo sublinha que continuará a acompanhar a evolução dos preços e não exclui novas intervenções caso a escalada se mantenha.
