As candidaturas devem ser submetidas até 26 de julho.
O Ministério da Agricultura e Alimentação, através do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), já disponibilizou as candidaturas para a Destilação de Crise.
Esta medida visa o apoio à destilação de vinhos tintos e rosados, com Indicação Geográfica (IG) e Denominação de Origem (DO), para produção de álcool destinado exclusivamente a fins industriais (incluindo produtos de desinfeção ou fármacos) ou para fins energéticos. A mesma dispõe de uma dotação orçamental de 20 milhões de euros.
“Esta é mais uma medida que resulta da boa negociação com Bruxelas, no âmbito dos apoios excecionais de caráter temporário, para fazer face às perturbações de mercado no setor. Um setor que reconhecemos e valorizamos, cujo trabalho, esforço e empenho acreditamos que vão permitir atingir, até ao final deste ano, o objetivo dos 1.000 milhões de euros em exportações”, destaca a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.
As candidaturas deverão ser submetidas através do Sistema de Informação da Vinha e do Vinho (SIVV) do IVV, até às 17h do dia 26 de julho.