Fundo Ambiental assegura 15 milhões de euros para apoiar a transição energética na agricultura e reduzir emissões de gases com efeito de estufa.
O Governo vai disponibilizar 15 milhões de euros para apoiar investimentos em eficiência energética e energias renováveis no setor agrícola, através de um mecanismo financiado pelo Fundo Ambiental e operacionalizado pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).
O apoio destina-se a produtores agrícolas e agropecuários, cooperativas, associações, organizações de produtores e associações de regantes, abrangendo investimentos em equipamentos e infraestruturas orientados para a eficiência energética, bem como para a produção e o armazenamento de energia a partir de fontes renováveis. A medida visa igualmente contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa e para o aumento da autonomia energética das explorações.
O financiamento é concedido a fundo perdido, sob a forma de reembolso das despesas consideradas elegíveis, podendo atingir a totalidade do investimento apoiado. As candidaturas deverão ser submetidas através do portal do IFAP, nos termos e prazos que serão definidos em aviso a publicar no site do Fundo Ambiental.
