A nova atualização do Google TV apresentada na CES 2026 vem carregada de novidades com ajustes de imagem por voz, criação de conteúdo e respostas mais visuais.
A Google aproveitou a CES 2026 para revelar um conjunto de novas de funcionalidades para o Google TV, impulsionadas pelo sistema Gemini. Entre as novidades de destaque, encontra-se a possibilidade de ajustar configurações e definições de Smart TVs compatíveis, recorrendo a comandos de voz numa linguagem natural. Por exemplo, o utilizador poderá falar naturalmente com a sua televisão pedido para aumentar o brilho, ou ajustar o áudio para tornar vozes mais audíveis, tudo sem recorrer a botões, comandos físicos ou navegação em menus.
Outra novidade menos interessante é a capacidade de gerar de conteúdo digital com os modelos Nano Banana e Veo, diretamente no televisor. E para além disso, os utilizadores poderão explorar a biblioteca do Google Fotos, criar apresentações e aplicar filtros e estilos de imagem através do recurso Remix de Fotos.
Outras novidades dizem respeito às respostas obtidas pelo Gemini, que prometem ser visualmente mais visualmente, incorporando imagens, vídeos e atualizações relevantes em tempo real. Para temas mais complexos, surge ainda uma opção de análise detalhadas, que promete oferecer resumos interativos e anotados.
Esta atualização será distribuída nas próximas semanas de forma faseada, numa seleção de equipamentos especificos. Os primeiros a recebe‑la serão Smart TVs da TCL, seguindo‑se outros dispositivos com Google TV, incluindo o próprio streamer da marca. Para aceder à nova experiência, será necessária a versão completa do Google TV baseada no Android TV OS 14 ou superior.
