Google Tradutor ganha suporte para 110 novos idiomas

- Publicidade -

A inteligência artificial ajudou a Google nesta difícil tarefa.

A Google continua a trabalhar para melhorar as suas aplicações e serviços. Agora, o Google Tradutor viu a sua base de dados ser enriquecida com o suporte para 110 novos idiomas. A ferramenta de tradução já contava com suporte para 133 idiomas, que agora passaram a ser 243, o que significa que estamos perante algo verdadeiramente notável.

A Google atribuiu a responsabilidade desta adição ao seu grande modelo de linguagem PaLM 2, que mais uma vez provou ser particularmente eficaz para aprender línguas relacionadas, como aquelas próximas ao hindi, como Awadhi e Marwadi, e crioulos franceses como o crioulo seichelense e o crioulo das Maurícias.

Aqui estão alguns dos idiomas agora disponíveis no Google Tradutor:

  • Afar é uma língua tonal falada em Djibouti, Eritreia e Etiópia. De todos os idiomas deste lançamento, o Afar foi o que beneficiou do maior número de contribuições voluntárias da comunidade.
  • O cantonês é há muito tempo um dos idiomas mais solicitados no Google Tradutor. Mas é uma linguagem difícil de adicionar porque, na escrita, muitas vezes confunde-se com o mandarim, dificultando a localização de dados e o treino de modelos.
  • Manx é a língua celta da Ilha de Man. Quase desapareceu com a morte do seu último falante nativo em 1974. Mas graças a um movimento de renascimento em toda a ilha, tem agora milhares de falantes.
  • Nko é uma forma padronizada das línguas mandingas da África Ocidental que unifica muitos dialetos numa língua comum. O seu alfabeto único foi inventado em 1949 e hoje uma comunidade ativa de pesquisa desenvolve recursos e tecnologias para esse idioma.
  • Panjabi (Shahmukhi) é a variedade de Panjabi escrito utilizando um alfabeto perso-árabe (Shahmukhi). É a língua mais falada no Paquistão.
  • Tamazight é uma língua berbere falada em todo o Norte da África. Embora existam muitos dialetos, a forma escrita é geralmente compreensível para todos. Está escrito em caracteres latinos e caracteres Tifinagh, ambos disponíveis no Google Tradutor.
  • Tok Pisin é um crioulo baseado no inglês e na língua franca (uma língua que permite a comunicação entre falantes de diferentes línguas) de Papua Nova Guiné. Se fala inglês, tente traduzir uma frase para Tok Pisin, e poderá entender o significado.

110 novos idiomas chegam ao Google Tradutor

No futuro, a Google quer oferecer suporte a ainda mais variedades de idiomas e convenções ortográficas. O objetivo mais amplo é aproveitar mais os modelos de IA que darão suporte aos 1.000 idiomas mais falados no mundo.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados