O SynthID Detector encontra-se atualmente em fase de testes com um grupo muito restrito de utilizadores.
Durante o Google I/O 2025, foi apresentado o SynthID Detector, uma nova ferramenta desenvolvida pela DeepMind com o objetivo de detetar conteúdo criado por inteligência artificial. A solução foi concebida para ajudar a reforçar a autenticidade e a transparência digital, num contexto onde os conteúdos gerados por por inteligência artificial se tornam cada vez mais comuns com potencial danoso elevado.
O SynthID Detector será disponível num serviço online e permite aos utilizadores verificar se imagens, vídeos, áudios ou textos foram criados através de ferramentas de inteligência artificial, especificamente da da Google, como Gemini, Imagen, Lyria ou Veo. A deteção é feita com base na marca de água digital invisível SynthID, incorporada diretamente no conteúdo durante a sua criação. Esta marca é resistente a edições e não compromete a qualidade do ficheiro. Desta forma, o SynthID Detector não será uma solução universal, pelo menos para já, uma vez que a sua capacidade é, na realidade, a de deteção de uma marca de água digital em conteúdos que estejam devidamente identificados.
Atualmente, o SynthID Detector encontra-se em fase de testes com um grupo restrito de utilizadores, mas a Google já revelou planos para alargar o acesso. Profissionais como jornalistas, investigadores e especialistas em comunicação podem inscrever-se numa lista de espera para experimentar a ferramenta nas próximas semanas.