Google testa engenhoso sistema antirroubo para Android

- Publicidade -

Sistema antirroubo para Android começa a ser testado no Brasil.

O roubo de smartphones é um verdadeiro flagelo um pouco por todo o mundo. Por exemplo, em Londres, durante o ano de 2022, um smartphone era roubado a cada seis minutos, ou dois roubos por minuto no Brasil. Por esse motivo, o maior país da América Latina, com cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, servirá de teste para o novo sistema antirroubo imaginado pela Google. Durante a conferência, Google I/O 2024, a empresa revelou que, em breve, o Android será capaz de detetar se o vosso telefone foi roubado.

A ideia está a ganhar forma com o nome de Bloqueio de Deteção de Roubo e utiliza a Inteligência Artificial para determinar se alguém arrancou o vosso telefone da mão e tentou fugir, seja a correr, de bicicleta ou a conduzir. A inteligência artificial vai analisar movimentos bruscos para saber se se trata de uma tentativa de roubo. Outras pistas podem ser levadas em consideração, como o uso de uma rede diferente ou se o dispositivo não se ligar mais a uma rede utilizada com frequência durante um longo período de tempo. “Se for detetado movimento associado ao roubo, o ecrã do telefone será rapidamente bloqueado para evitar que os ladrões tenham acesso fácil aos seus dados”, especifica a Google.

Esse teste no Brasil é importante para a Google, que oferece uma versão piloto a partir do próximo mês de julho. O país é particularmente afetado por este problema, se acreditarmos nos últimos dados publicados pela ONG de referência Fórum de Segurança Pública. O Brasil registou quase um milhão de roubos de telefones em 2022, ou 1,9 por minuto, um aumento de 16,6% em relação ao ano anterior. “O feedback dos brasileiros inspirou funções (do Android) contra roubo e este país será o primeiro a testá-las”, especifica Fabio Coelho, chefe da Google no Brasil.

roubar smartphone

Este recurso de proteção antirroubo do Android é um dos novos recursos planeados pela Google para melhorar a segurança e a proteção da privacidade. Além do sistema antirroubo, o grupo americano vai oferecer bloqueio de smartphone roubado (ou perdido) e bloqueio de acesso aos dados remotamente utilizando apenas o número do telefone. Será até possível fazer isso com um smartphone offline ou desligado. A empresa justifica a implementação desta opção pelo facto de muitos utilizadores não se lembrarem da password da sua conta Google após o desaparecimento do seu smartphone. Esses novos recursos chegarão ainda este ano ao Android, e alguns recursos estarão disponíveis com o Android 15.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados