A Google introduz uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores de smartphones Android descobrir se estão a ser vigiados através de rastreadores.
A Google está a reforçar a proteção dos utilizadores de equipamentos Android contra vigilância secreta por rastreadores Bluetooth. O sistema operativo agora avisa de forma ainda mais rápida e fiável se um rastreador desconhecido se move com o utilizador.
A tecnologia de deteção melhorada permite que o sistema identifique rastreadores suspeitos mais cedo e informe os utilizadores imediatamente. As duas novas funcionalidades que a Google está a introduzir para as etiquetas “Localizar o meu dispositivo” compatíveis são particularmente interessantes.
A primeira inovação é a pausa temporária na localização. Os utilizadores podem pausar as atualizações de localização do telemóvel durante até 24 horas quando um rastreador desconhecido for detetado – isto evita que a localização seja utilizada pelo dispositivo suspeito. Esta funcionalidade dá ainda aos afetados tempo para localizar e desativar o rastreador.
A segunda inovação importante é a função “Encontrar nas proximidades”, ajudando a localizar com precisão um rastreador desconhecido que tenha sido detetado. Aqui, o smartphone Android leva o utilizador diretamente ao local do rastreador oculto, sendo uma funcionalidade particularmente útil quando o rastreador for colocado em locais de difícil acesso.
O sistema operativo Android promete ficar mais seguro
As novas funcionalidades de segurança já estão disponíveis e são ativadas automaticamente em dispositivos Android compatíveis. Os utilizadores não precisam de realizar configurações adicionais para beneficiar destas medidas de proteção.