Um conjunto de fatores levou a empresa a adotar o nome Google Gemini enquanto que o seu nome original era Titan.
Anunciado pela primeira vez durante o Google I/O 2023, o Google Gemini tornou-se uma prioridade nos planos da empresa. Mas de onde vem o seu nome e por que foi escolhido para representar este poderoso modelo de inteligência artificial? A resposta a essa pergunta foi dada pela própria Google no seu blog oficial, explicando que o projeto foi inicialmente chamado de “Titan”. Porém, o nome não convenceu totalmente Jeff Dean, co-gerente técnico do projeto, que então teve uma ideia: o nome do modelo deveria lembrar algo espacial.
Nome do Google Gemini vem do espaço
Gemini é o termo latino associado à constelação de Gémeos na mitologia grega. O nome, explica a Google, adequava-se perfeitamente às características do modelo de inteligência artificial. Os nascidos sob o signo de Gémeos, segundo a astrologia, são conhecidos pela sua personalidade versátil, capacidade de adaptação rápida e capacidade de ver as coisas de diferentes perspetivas. Todas as características que se enquadram no que a equipa de desenvolvimento e pesquisa estava a tentar realizar.
Antes mesmo de chegar à inspiração do signo do zodíaco, a Google também se inspirou no programa espacial Gemini, da NASA, que funcionou entre 1965 e 1968. O projeto Gemini, batizado em homenagem à sua nave espacial para duas pessoas, tinha como objetivo testar equipamentos e técnicas que permitissem aos astronautas fique mais tempo no espaço.
Foi, portanto, o próprio Jeff Dean quem propôs esse nome num documento de trabalho, e a escolha foi aceite por unanimidade. O nome recordava tanto a personalidade versátil do Gemini, como a importância do próprio programa, cujo objetivo era recolher dados úteis para o sucesso do programa Apollo, que levou o homem à Lua.
Desde o seu lançamento em dezembro, o Google Gemini já conheceu diversas evoluções. Recentemente, na conferência anual, foram revelados os Gemini 1.5 Pro, Flash e Advanced. O modelo de inteligência artificial desenvolvido pelo Google DeepMind já alcançou milhares de milhões de pessoas em todo o mundo: nascido como um programa de pesquisa para criar modelos de IA capazes, o seu nome personifica perfeitamente o compromisso da Google com a inovação contínua.