Opal ficou disponível apenas nos Estados Unidos e promete auxiliar os utilizadores na produção de pequenas aplicações.
A Google anunciou o Opal, um novo produto experimental desenvolvido no âmbito do Google Labs, direcionado para o desenvolvimento de aplicações sem recurso a código. A promessa é que através do Opal, qualquer utilizador possa criar mini-aplicações apenas com descrições do que pretende, com uma linguagem natural. Assim, basta introduzir, o tipo de aplicação que deseja, e o sistema inteligente da Google gera automaticamente uma versão funcional.
O Opal conta ainda com uma galeria de aplicações já existentes, que podem servir de exemplo ou ponto de partida para os utilizadores poderem inspirar-se ou adaptar-se. Mas o objetivo principal do Opal passa por permitir que ideias ganhem forma sem que o utilizador tenha de escrever uma única linha de código.
O Opal disponibiliza também um editor visual com um mapa de funcionamento da mini-aplicação, detalhando as etapas de entrada, processamento e saída. Desta forma, cada uma dessas fases pode ser ajustada manualmente, seja através de uma barra de ferramentas prática ou pela modificação dos comandos que orientam a plataforma. Depois de finalizado, o projeto pode ser publicado e partilhado através de um link, acessível a outros utilizadores com uma conta Google.
O Opal é um pouco diferente de ferramentas como o AI Studio, também da Google, por se dirigir a um público muito mais abrangente. Enquanto o AI Studio mantém um foco mais técnico, o novo sistema procura democratizar a criação de software, tornando-a acessível a curiosos, amadores, entusiastas e até profissionais. No entanto, o seu lançamento está limitado ao território norte-americano.
As soluções da Google não são as únicas neste segmento e empresas como Canva, Figma e Replit já estão a investir em soluções que facilitam a criação de aplicações sem necessidade de conhecimentos de programação e startups como Lovable e Cursor também têm despertado o interesse dos investidores, o que reflete o entusiasmo crescente em torno deste sector.