Foi facilitada a remoção de informações pessoais das pesquisas na Google.
A Google anunciou a implementação de novas funcionalidades para facilitar a remoção de informações pessoais indesejadas dos resultados de pesquisa. Esta atualização permite que os utilizadores solicitem a remoção de determinados resultados diretamente na página de pesquisa, clicando nos três pontos ao lado de um resultado específico.
Estão agora disponíveis três opções: “As minhas informações pessoais estão listadas, o que eu não quero”, “Tenho uma solicitação legal para exclusão” e “Estão desatualizadas e quero solicitar uma atualização”. A primeira opção permite que o utilizador remova informações sensíveis, como números de telefone, endereços de e-mail, endereços postais, números de cartão de crédito ou credenciais de login. Se esta opção for selecionada, a Google analisará a solicitação e poderá remover o resultado, se necessário.
A segunda opção é destinada a conteúdos que violam as políticas da Google, enquanto a terceira permite que o utilizador solicite uma atualização dos resultados de pesquisa caso uma página tenha sido modificada.
Anteriormente, esta ferramenta era mais difícil de encontrar, sendo acedida diretamente nas definições de Histórico nas contas de utilizadores da Google. Agora, a empresa está a integrar isso diretamente nos resultados de pesquisa, mas, por enquanto, está disponível apenas em alguns países, como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá, com uma expansão prevista para chegar muito em breve a mais países, inclusive em Portugal.
Para terminar, a Google também atualizou o seu recurso “Resultados sobre si”, que analisa os resultados de pesquisa em busca de informações pessoais e oferece ferramentas para as remover.