Google traz partilha de ficheiros por dados móveis de regresso ao Quick Share

- Publicidade -

Outrora descontinuada, essa forma de partilhar ficheiros em ambiente Android está de regresso no Quick Share.

O Android continua a evoluir as suas funcionalidades de partilha de ficheiros e a mais recente novidade é referente ao Quick Share, uma versão reformulada do antigo Nearby Share. Inicialmente apresentado como alternativa ao AirDrop da Apple, o Nearby Share permitia a transferência de ficheiros utilizando dados móveis, mas o Quick Share, que surgiu da fusão entre o Nearby Share e a aplicação com o mesmo efeito da Samsung, eliminou completamente essa opção.

A ideia central do Quick Share é permitir que os utilizadores partilhem ficheiros entre dispositivos Android, Chromebooks e PCs com Windows de forma simples e rápida, sem a necessidade de recorrer a cabos ou a redes Wi-Fi complexas.

Recentemente, a versão beta 24.41.32 do APK Teardown do Google Play Services revelou que a Google está a trabalhar no regresso da opção que permite a utilização de dados móveis para a transferência de ficheiros no Quick Share. Essa nova funcionalidade permitirá que os utilizadores optem por ligar-se através do Wi-Fi ou utilizar a sua rede móvel. A nova opção de alterar para “Usar dados móveis” permite aos utilizadores continuar a enviar, ou receber, ficheiros mesmo quando o Wi-Fi não está disponível. Isso é especialmente útil em situações onde dois dispositivos não estão ligados à mesma rede ou quando o tamanho do ficheiros ultrapassa os limites do Bluetooth.

Contudo, é importante ter em mente que a utilização de dados móveis pode resultar em custos adicionais, dependendo do plano da operadora do utilizador. Portanto, antes de se ativar esta opção, é recomendada a verificação do plano e os limites de dados.

Quick Share (via Android Authority)
Quick Share (via Android Authority) – Atual versão à esquerda e nova versão à direita

Transferência através de dados móveis vai chegar ao Quick Share

Uma alteração significativa na descrição do recurso “Usar dados móveis” é que, ao contrário do que estava antes no Nearby Share, agora é indicado que “os dados podem ser utilizados para pequenos ficheiros“. Isto sugere que o Quick Share pode ter restrições na transferência de grandes ficheiros através dos dados móveis, embora ainda se espere que os utilizadores consigam partilhar ficheiros maiores, e sem limitações, em futuras atualizações.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados