Todos os esforços estão a ser feitos para melhorar as atualizações do sistema operativo da Google.
A Google e a Qualcomm estão a unir esforços, até com outras fabricantes de chips, para que as fabricantes de dispositivos tenham mais facilidade para manter os seus equipamentos Android atualizados com as últimas versões do software. Trata-se de uma grande mudança, pois as atualizações do Android há muito tempo são um ponto de dor para a plataforma, em comparação com a simplicidade e rapidez com que as atualizações são lançadas para os iPhones.
Existem duas razões principais pelas quais as atualizações do Android são tão complicadas:
- Fragmentação: A plataforma Android é fragmentada em muitos modelos e combinações de hardware diferentes, cada um com os seus próprios requisitos de software específicos.
- Muitas partes envolvidas: O processo de atualização envolve várias partes, incluindo a Google, a fabricante do chip, a fabricante do dispositivo e as operadoras. E isso pode levar a atrasos e confusão na comunicação.
Nesse sentido, a Google e a Qualcomm têm vindo a trabalhar em várias iniciativas para simplificar o processo de atualização do sistema operativo. Aqui inclui-se o Projeto Treble, que mais não é do que uma iniciativa da Google que modulariza o código-fonte do Android, fazendo com que as fabricantes de dispositivos consigam atualizar os seus dispositivos sem terem de esperar que a fabricante do chip lance uma atualização. Depois, a Qualcomm está a comprometer-se em fornecer atualizações de segurança e software durante mais tempo para os seus chips. E se a isso juntarmos as melhorias de comunicação entre empresas, tudo ficará mais simples.
Essas mudanças devem fazer com que as fabricantes de dispositivos Android tenham outra facilidade em manterem os seus dispositivos atualizados com as últimas versões do software. Significa, portanto, que os utilizadores devem receber atualizações de segurança, e de recursos, mais rapidamente e durante muito mais tempo.
Android ainda tem um longo caminho a percorrer
Embora essas mudanças sejam um passo positivo, ainda há muito trabalho a ser feito. A fragmentação do Android ainda é um grande problema e continuará a ser um desafio para atualizações rápidas e fáceis. No entanto, as iniciativas em andamento da Qualcomm, da Google e de outras fabricantes de chips estão no caminho certo para tornar o sistema operativo numa plataforma mais atualizada.