- Publicidade -

O mais recente smartwatch da Google não desilude.

No passado dia 13 de agosto de 2024 a Google realizou um grande evento para anunciar a sua nova família de equipamentos Google Pixel. Já aqui falamos diversas vezes dos 3 smartphones da empresa que foram oficialmente disponibilizados no mercado nacional, o Pixel 9, Pixel 9 Pro e Pixel 9 Pro XL, mas a empresa anunciou outros equipamentos, entre eles o Google Pixel Watch 3, o seu mais recente smartwatch.

A grande novidade deste ano é que o Pixel Watch 3 chega em duas opções de tamanho: 41mm e 45mm. Se comparado com o Pixel Watch 2, ambos contam com o ecrã maior, e muito graças à redução das suas margens. No entanto, o equipamento deste ano chegou com diversas melhorias, que passam por um ecrã mais brilhante, e outras novidades. E como já estamos sensivelmente há um mês de testar este smartwatch, chegou o momento certo de revelar o nosso parecer sobre o mesmo. E muito resumidamente: a Google não desilude com o seu Pixel Watch 3.

Pixel Watch 3 8

Esteticamente, o Google Pixel Watch 3 é idêntico ao seu antecessor, nada de estranho, já conhecemos a estratégia da Google e sabemos que pretende criar reconhecibilidade através da continuidade do design ou pelo menos de alguns elementos estéticos dos seus produtos. A novidade para 2024 é a introdução de uma variante maior, com 45 mm, além da variante de 41 mm que ainda é mantida. A versão que testamos é precisamente aquela com as mesmas dimensões do equipamento do ano passado, com 41 mm, que pesa 31 gramas sem a pulseira, a a sua espessura é de 12,3 mm.

A pulseira liga-se harmoniosamente à caixa perfeitamente circular, e sinuosa, do relógio, enquanto que à direita temos uma coroa giratória que ativa um feedback tátil muito preciso e claro, e um botão multifuncional, ligeiramente escondido para evitar que seja pressionado por engano, por exemplo durante a realização de qualquer desporto. O vidro protetor é o Gorilla Glass 5, que fica muito exposto e não escondemos que no uso diário tivemos sempre algum receio de o arranhar. Já a sua estrutura é feita de alumínio 100% reciclado. A qualidade de construção é ótima e está certificada pela certificação IP68 e resistência de pressão de até 5 ATM.

A pulseira é feita de silicone de excelente qualidade, é confortável embora não seja o ideal para a prática desportiva, onde uma pulseira de tecido seria mais adequada. Contudo esta pulseira pode ser substituída por uma das variantes propostas pela Google no seu site oficial, com preços que variam entre os 49 e os 189€.

Esta variante com 41 mm conta com ecrã Actua LTPO AMOLED com a resolução de 456×456 pixeis. Ou seja, um ecrã facilmente legível ao sol graças ao brilho máximo de até 2.000 nits. As margens, embora tenham sido otimizadas em relação ao ano passado, continuam generosas. É verdade que o software está desenhado de forma inteligente para não as tornar percetíveis, com o fundo sempre preto ficarão invisíveis e o texto parecerá flutuar diretamente no vidro, para um efeito muito agradável. Deve-se ainda notar que o brilho deste ecrã pode cair para os impressionantes 1 nits, que o torna quase impercetível, mas muito confortável à noite.

Pixel Watch 3 7

O Google Pixel Watch 3 é um smartwatch muito completo do ponto de vista de hardware: no seu interior temos o Qualcomm Snapdragon Wear5100 que é suportado por um núcleo Cortex-M33 para tarefas de baixo consumo de energia e monitorização contínua de parâmetros relacionados à saúde. Depois temos 2GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno eMMC. A lista de sensores é muito longa: bússola, acelerómetro, giroscópio, barómetro, giroscópio, altímetro, sensor de luz ambiente, SpO2, sensor de frequência cardíaca, ECG, condutância da pele, temperatura da pele, etc. Existem também microfones e um altifalante para as chamadas telefónicas em alta-voz.

No que diz respeito à conectividade encontramos GPS, Galileo, GLONASS, Beidou, QZSS, Bluetooth 5.3, WiFi 6 2,4 e 5 GHz, NFC, UWB; também existe uma versão LTE, que funciona com e-sim.

Pixel Watch 3 1

A bateria integrada no Google Pixel Watch 3 de 41 mm é de 307 mAh, e é uma boa bateria, mas não enorme se comparada a alguns concorrentes que conseguem integrar mais de 500 mAh. Graças à solução particular do duplo chip, no entanto, este smartwatch consegue garantir uma autonomia razoável, ao mesmo tempo que se enquadra no contexto do WearOS, ou seja, 24 horas de autonomia.

E a bateria do Pixel Watch 3 aguenta as 24 horas (às vezes um pouco mais), com toda a monitorização de saúde ativa (inclusive sono) e sem ecrã sempre em exibição. Lembre-se que ao praticar desportos ao ar livre, com o GPS e o ecrã sempre ligados, a duração da bateria diminuirá aproximadamente 15% a cada hora.

Já o seu carregamento ocorre através de uma base magnética à qual está ligado um cabo USB-C, e a troca de energia ocorre através de 4 pinos elétricos e não por indução. Infelizmente é muito lento, demora cerca de 65 minutos para ir dos 0 aos 100% e pouco menos de meia hora para chegar aos 50%.

PXL 20241006 103126874.PORTRAIT.ORIGINAL

O ponto forte do Pixel Watch 3 é o WearOS 5, ele que é o sistema operativo mais completo e versátil para smartwatches (em conjunto com o WatchOS da Apple), já que ele é capaz de interagir completamente com o smartphone para disponibilizar as notificações no pulso às quais pode responder vocalmente ou através do teclado, gerir chamadas e acima de tudo instalar aplicações de todos os tipos para expandir a sua funcionalidade. Muitos outros smartwatches permitem a leitura de notificações, mas não encontrará integração total da funcionalidade, a capacidade de ler a mensagem inteira e sincronizar tudo com o seu telefone. Com o WhatsApp, por exemplo, pode ouvir mensagens de voz e criá-las, mesmo que tenha uma versão LTE tudo isso funcionará mesmo sem o smartphone ligado através do Bluetooth.

Uma novidade do novo Pixel Watch é a aplicação Google Home, redesenhada com blocos rápidos no menu suspenso dedicado, que agora permite controlar dispositivos domésticos inteligentes de forma profunda, por exemplo, recebendo streaming em tempo real de câmaras de segurança ou do vídeo porteiro, ou controlar a Android TV utilizando o relógio como comando. O Google Maps para smartwatches agora permite guardar mapas offline, e para isso só precisa de os guardar no smartphone associado e eles serão sincronizados automaticamente na memória do relógio.

Ao emparelhar o Pixel Watch com um smartphone Google Pixel, também terá uma aplicação de câmara com pré-visualização de foto e vídeo (pena que não há toque para focar), uma aplicação de gravador que gravará áudio e estes serão sincronizados automaticamente com o telefone (a partir daí pode transcrever, traduzir, resumir etc.), existe a função de desbloqueio UWB que irá desbloquear o smartphone assim que pegar no mesmo se ele notar um Watch 3 por perto- Esta função aproveita o UWB ( conectividade de banda ultra larga), por isso é compatível apenas com os Pixel 9 Pro, 8 Pro e 7 Pro que estão equipados com a tecnologia necessária.

Uma útil função de bloqueio automático de ecrã foi adicionada em caso de mergulho, finalmente temos o “Ask to Hold” que infelizmente não funciona em Português de momento, mas é muito interessante. Imagine receber uma chamada, o relógio vibra mas não vê o smartphone por perto, basta apertar um botão para que o Google Assistente atenda a ligação e diga ao interlocutor para aguardar alguns instantes.

E já que estamos a falar de software, a Google anunciou que o Pixel Watch 3 receberá pelo menos 3 anos de suporte.

O Google Pixel Watch 3 é provavelmente o melhor smartwatch para a monitorização da saúde

A esfera da saúde do Pixel Watch 3 é muito completa, e é capaz de detetar a frequência cardíaca 24 horas por dia e formular estatísticas avançadas sobre o estado de saúde (incluindo VO2 Max). Passos, calorias queimadas, SpO2 e eletrocardiograma completam os dados básicos acumulados dia após dia. Há também um foco particular no estresse e no sono, no primeiro caso um sensor dedicado deteta as “respostas do corpo” através da condutância da pele e oferece ao utilizador a indicação do seu estado mental quando ocorrem mudanças significativas na fisiologia, também não há falta de atenção plena e sessões de respiração guiada para melhorar o seu bem-estar.

O sono, por outro lado, é de crucial importância do ponto de vista da saúde e do desporto: durante a noite, são detetadas variações na frequência cardíaca, na frequência cardíaca em repouso, nas variações da temperatura da pele e na qualidade do descanso. Esses parâmetros contribuem para gerar uma pontuação geral do sono, um perfil de sono (Fitbit Premium), um índice de carga cardiovascular (que corresponde à carga no coração ditada pelas atividades diárias e desportivas), um índice de recuperação, ou o quanto o nosso corpo está pronto ou não para um novo treino.

A carga cardiovascular e prontidão para treino são dois parâmetros incluídos gratuitamente no Pixel Watch 3, embora estejam incluídos no Fitbit Premium para todos os outros smartwatchs, são essenciais para manter o treino sob controlo, entendendo quando forçar e quando desacelerar, eles serão particularmente úteis se, por exemplo, se se quiser preparar para uma maratona.

Alem disso, o Pixel Watch 3 pode salvar a sua vida, no verdadeiro sentido da palavra. Incluído no relógio está um conjunto de recursos dedicados à gestão de emergências. “Partilha de emergência” permite enviar a sua posição a contactos selecionados, juntamente com uma mensagem de perigo que será enviada via SMS de forma totalmente gratuita. “Verificação de segurança” definirá um intervalo de tempo para uma verificação de controlo, se após o período definido o utilizador não confirmar que está bem, uma mensagem de será enviada automaticamente aos contactos selecionados.

Depois temos o SOS de Emergência, que contém diversas opções para iniciar uma chamada para os serviços de emergência (a posição GPS também é partilhada, só funciona com o Watch 3 na versão Bluetooth + LTE), e pressionando repetidamente a coroa (5 vezes) o som de alarme para atrair a atenção será ativado.

A deteção de acidentes e a deteção de quedas iniciam uma chamada de emergência se forem detetadas situações perigosas. Também não faltam informações médicas e contactos de emergência visíveis mesmo com o ecrã bloqueado para facilitar o trabalho de quem nos vai socorrer.

Por fim, existem duas funções de análise dos batimentos cardíacos: deteção de fibrilhação auricular, que avisa o utilizador sobre potenciais problemas cardíacos e a ausência de pulso, que desencadeia imediatamente uma chamada para os serviços de emergência. No entanto, esta última função não está disponível atualmente em Portugal.

Estamos na fase final desta análise do Google Pixel Watch 3, que está a ser oferecido na versão de 41 mm por 399 €, subindo para os 449€ para o de 45 mm. As respetivas variantes LTE custam mais 100 euros.

De um modo geral gostamos muito deste Google Pixel Watch 3, é uma atualização substancial em relação à geração anterior e está decididamente orientada para o desporto e a saúde, representando uma alternativa original e completa ao habitual WearOS que, à parte do design, são todos iguais. A autonomia é suficiente mas não incrível, o verdadeiro problema porém é o preço, que é realmente muito alto e desfocado em relação às alternativas do mercado. São pelo menos cem euros a mais para poder recomendá-lo de imediato, por isso é melhor ter paciência durante alguns meses e talvez no início de 2025 possa comprá-lo por cerca de 320€, certamente um preço mais adequado.

Recomendado - Echo Boomer

Este dispositivo foi cedido para análise pela Google.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados