A Google fará a estreia do Battery Health Assistance com o Pixel 9a e só posteriormente chegará aos seus restantes smartphones.
A Google está a desenvolver um novo recurso que irá aumentar a autonomia dos smartphones Pixel. Chama-se Assistência à Saúde da Bateria (Battery Health Assistance) e será inicialmente introduzido com o Pixel 9a, cujo lançamento está previsto para o próximo dia 14 de abril, ficando disponível para outros modelos posteriormente.
O Battery Health Assistance já havia sido mencionado numa nota de rodapé sobre o Pixel 9a na Google Store, onde afirma que o software irá gerir o desempenho da bateria para manter a sua saúde ao longo do processo de envelhecimento. E, tendo em conta os 7 anos prometidos de atualizações do sistema operativo, esta medida faz todo o sentido.
Já um artigo na página de suporte explica que esse sistema ajusta a voltagem máxima da bateria em etapas, num processo que começa com 200 ciclos de carga e continua gradualmente até aos 1.000 ciclos. Para além disso, a velocidade de carregamento é otimizada com base na capacidade ajustada.
No entanto, os utilizadores devem esperar “pequenas reduções no consumo da bateria” e “pequenas alterações no desempenho do carregamento“. A Google já tinha introduzido ajustes semelhantes para o Pixel 4a de 2020, em janeiro, para minimizar os riscos de sobreaquecimento, e embora o recurso não seja personalizável no Pixel 9a, ele será opcional em dispositivos lançados anteriormente, conforme confirmou a Google ao 9to5Google.