Chama-se Preferred Sources e irá dar aos utilizadores a possibilidade de darem prioridade à apresentação de noticias das suas fontes favoritas durante as pesquisas no Google.
A Google lançou nos Estados Unidos e na Índia, uma nova funcionalidade que vem testar novas formas de reter a atenção dos utilizadores e, ao mesmo tempo, responder a críticas sobre a qualidade das notícias que exibe. Inicialmente disponível para utilizados no programa Google Search Labs, a nova função chama-se Preferred Sources e trata-se de uma funcionalidade que oferece ao utilizador a possibilidade de escolher, os meios de comunicação que quer ver destacados na secção de notícias principais, diretamente nos resultados de pesquisa. E uma vez escolhidas, a Google dará prioridade aos artigos desses meios, exibindo-os com maior frequência e até criando uma área própria, designada, para já From Your Sources.
Esta personalização é feita de forma rápida, basta procurar por um tema atual e clicar num novo ícone que surgirá junto ao título do grupo de notícias principais, podendo ai selecionar os órgãos de comunicação desejados. A novidade não conta com limites para o número de fontes escolhidas e, para quem já tenha explorado a nova função com o Google Search Labs, as definições serão automaticamente mantidas.
A função tem assim um lançamento oficial, num altura de contexto delicado, já que a empresa enfrenta a concorrência crescente das redes sociais e de chatbots de inteligência artificial, ao mesmo tempo que é criticada por, muitas vezes, dar maior visibilidade a conteúdos patrocinados ou de fiabilidade duvidosa. Assim, esta nova forma de personalização promete devolver algum controlo ao utilizador.
Contudo, a Google garante que não barrar acesso a outras fontes variadas mesmo com as destacadas ativas, prometendo que outras publicações vão continuar a surgir. A intenção declarada é evitar bolhas informativas, embora vários especialistas alertem que a funcionalidade possa, inadvertidamente, reforçar polarizações se for utilizada sem critério.