O Tap to Share para Android será inspirado no NameDrop da Apple e vai permitir troca de contactos, fotos, vídeos e muito mais apenas com aproximação de dois smartphones.
A Google está a trabalhar num novo método de partilha rápida entre smartphones Android, conhecido como Tap to Share. Este método promete simplificar a transferência de dados de forma ainda mais intuitiva, inspira‑se AirDrop da Apple, e já foi até observada em versões beta do Android 17 e em compilações do One UI 9.
De acordo com o AndroidAuthority, o Tap to Share será uma solução de partilha completa, permitido partilha de contactos, fotografias, vídeos, links, localizações e de outros tipos de ficheiros apenas encostando dois dispositivos. A interface, já ativada em versões internas do Google Play Services, mostra um processo simples, já que basta aproximar os smartphones e manter a posição até que ambos acendam, indicando que a ligação foi estabelecida. E tal como nos dispositivos iOS, os dispositivos Android precisam de estar desbloqueados para que a partilha seja autorizada. No processo de partilha, a Google recomenda ainda a sobreposição das bordas superiores, mantendo os ecrãs visíveis. Caso não funcione, é sugerido coloca‑los costas com costas, uma solução que tem em conta a localização variável dos chips NFC entre diferentes modelos Android.
O objetivo desta funcionalidade é tornar a partilha local mais rápida e consistente, especialmente depois da Google ter dado um passo importante ao tornar o Quick Share interoperável com o AirDrop. Contudo, ainda não há data oficial para o seu lançamento, mas tudo indica que a funcionalidade chegará a um grande número de dispositivos nos próximos meses, acompanhando as próximas atualizações do Android e dos serviços Google.
