O Google Maps é a primeira aplicação a oferecer suporte para Live Updates, que fará a sua estreia com o Android 16.
O Google Maps é, oficialmente, a primeira aplicação a incorporar o recurso Live Updates, uma das funcionalidades mais aguardadas do Android 16, que começou a ser testada com a versão beta 2.1 no final de fevereiro. Este nova ferramenta promete oferecer aos utilizadores uma experiência mais dinâmica e interativa, com informações em tempo real que tornam a navegação mais eficiente e atual.
Os Live Updates são notificações especiais, criadas pela Google, destinadas a oferecer informações contínuas e em tempo real sobre eventos a acontecer nesse mesmo momento, como serviços de partilha de viagens, alertas de entregas ou de navegação. O principal objetivo desta funcionalidade é fornecer informações constantemente atualizadas, especialmente em cenários que exigem monitorização contínua, como as rotas de trânsito ou o estado de uma entrega.
O centro deste sistema é uma nova categoria de notificação, chamada “notificação centrada no progresso”, que apresenta uma barra de progresso ao longo do tempo e, dependendo do caso, pode ser dividida em vários segmentos. Essas notificações são projetadas para evoluir de forma visual, permitindo que o utilizador acompanhe facilmente o andamento das atividades.
Quando em utilização, o sistema exibe informações importantes como a distância até a próxima curva, o tempo estimado de chegada e outras atualizações relevantes para a navegação. Estes dados são apresentados de forma compacta, num “chip” visível na interface do Maps, que pode ser expandido ao clicar no ícone.
Este novo tipo de notificação torna a experiência de navegação ainda mais precisa, atualizando o utilizador com informações cruciais enquanto se desloca, tudo em tempo real. Ao tocar no “chip”, o utilizador tem acesso à notificação compactada, que pode ser expandida para ver mais detalhes.