A funcionalidade, parte do Pixel Drop de novembro de 2025, promete baixar consideravelmente o consumo da bateria em longas viagens.
O Google Maps recebeu uma nova funcionalidade nos dispositivos Pixel 10. Trata-se de um novo modo de baixo consumo de energia para navegação, que havia sido oficialmente anunciado para o Pixel Drop de novembro de 2025. Esta funcionalidade está agora a ser distribuída de forma gradual.
A primeira referência ao modo surgiu no final de outubro, quando se especulou que pudesse estar associado ao Android 17 e ao funcionamento do Always-on Display. No entanto, essa expectativa foi rapidamente descartada pela própria Google, que confirmou tratar-se de uma funcionalidade exclusiva, pelo menos por agora, da linha Pixel 10. A funcionalidade permite que o Google Maps utilize o mínimo possível de energia enquanto o utilizador navega. Para isso, o sistema apresenta um mapa simplificado diretamente no ecrã bloqueado, exibindo apenas a informação essencial. Ao abdicar de elementos gráficos mais pesados e da interface completa de navegação, o telemóvel consegue poupar uma quantidade considerável de bateria, algo que se pode revelar útil em viagens longas.
De acordo com a página oficial de suporte, o modo de baixo consumo está ativado por defeito. Quem quiser desativá-lo, ou voltar a ativá-lo, pode fazê-lo nas definições internas do Google Maps, dentro de opções de navegação. Para utilizar a funcionalidade basta iniciar a navegação como habitual e, de seguida, pressionar o botão de energia do smartphone para bloquear o ecrã e mapa simplificado entra automaticamente em ação. Para sair desse modo, basta tocar no ecrã ou carregar novamente no botão.
O lançamento da funcionalidade já começou a chegar a alguns utilizadores com dispositivos Pixel 10 e não é necessária qualquer atualização manual da aplicação, ainda que seja sempre recomendável manter o Google Maps na versão mais recente.
