A Vista geral de IA já está disponível na Google em Portugal para utilizadores com mais de 18 anos.
A Google lançou o seu recurso Vista Geral de IA em Portugal e em outros oito países europeus. A novidade é agora exibida diretamente nos resultados da pesquisa se os sistemas da Google a classificarem como uma resposta particularmente útil. De acordo com a Google, a “Vista Geral de IA” tem como objetivo facilitar a localização de informações e a descoberta de sites relevantes.
As experiências iniciais em outros mercados mostraram que a funcionalidade leva a um maior uso da pesquisa e a utilizadores mais satisfeitos. Ao mesmo tempo, oferece novas formas de descobrir sites, pois os links importantes para as fontes continuam a ser exibidos. Inicialmente, o recurso será lançado para utilizadores registados com mais de 18 anos, e além de Portugal foi lançado nos seguintes países:
- Bélgica (somente inglês por enquanto)
- Irlanda (inglês)
- Itália (italiano/inglês)
- Áustria (alemão/inglês)
- Polónia (polaco/inglês)
- Alemanha (alemão/inglês)
- Suíça (inglês/francês/alemão/italiano)
- Espanha (espanhol/inglês)
Em Portugal, o recurso estará disponível em português e inglês e será interessante perceber como a vista geral de IA se vai comportar na prática e como vai influenciar os hábitos de pesquisa. Para além disso, a Google partilhou algumas informações adicionais sobre o que é e como tudo funciona:
- O que é? Um resumo gerado por inteligência artificial diretamente nos resultados de pesquisa da Google, projetado para fornecer uma visão geral rápida de um tópico, incluindo outros links.
- Como funciona? Utiliza a inteligência artificial generativa que aprende com dados de treino e criar novo conteúdo (neste caso, a visão geral).
- Quando verei isto? Se estiver ligado com a sua conta Google e tiver pelo menos 18 anos de idade a visão geral de IA é exibida quando os sistemas da Google consideram que ela é mais útil do que os resultados clássicos, especialmente para perguntas complexas que exigem informações de várias fontes.
- Efeitos positivos (segundo a Google): Os utilizadores ficam mais satisfeitos, utilizam mais a pesquisa, visitam sites mais diversos e também utilizam a funcionalidade para decisões de compra.
- Visualização clássica: Se preferir ver apenas os links, pode selecionar o filtro “Web” após a pesquisa para alternar para a visualização apenas com links.
- Qualidade e segurança: A Google revela que confia em sistemas comprovados e garante elevados padrões e precisão factual através de testes (também conhecidos como testes controversos). Melhorias contínuas estão planeadas.
- Feedback: Os utilizadores podem fornecer feedback e relatar problemas utilizando ícones de polegar para cima/baixo ou opções mais detalhadas.
- Publicidade: Os anúncios podem aparecer acima e abaixo da visão geral de IA. Nos EUA, a Google também está a testar anúncios na visão geral em dispositivos móveis, e a Google promete uma implementação cuidadosa.