A Google revelou o Ironwood, um novo processador para análise de dados através de inteligência artificial

- Publicidade -

O Ironwood foi revelado durante a Cloud Next em Las Vegas.

Durante a Cloud Next em Las Vegas, a Google anunciou uma nova geração de processadores para inteligência artificial, também designado como TPU (Tensor Processing Unit), o Ironwood. O grande destaque deste processador é que se trata do primeiro TPU da Google projetado especificamente para inferência, ou seja, o estágio em que os modelos de inteligência artificial fazem análise de dados para obter deduções e previsões analíticas.

O Ironwood começará a ser instalado ainda este ano em duas configurações para clientes do Google Cloud, uma configuração com um cluster de 256 chips e outra, substancialmente maior, com cluster de 9.216 chips. De acordo com Amin Vahdat, vice-presidente do Google Cloud, o Ironwood é o TPU mais poderoso e com maior eficiência energética já desenvolvido pela empresa. Será um TPU otimizado para cargas de trabalho em grande escala, colocando a Google novamente na corrida de hardware focado na inteligência artificial, concorrendo diretamente com a NVIDIA, a Amazon e a Microsoft (que também estão a desenvolver os seus próprios chips de IA).

A nível de especificações, o Ironwood é capaz de atingir até 4.614 teraflops (TFLOPs) por chip, conta com 192 GB de memória de alta velocidade e largura de banda de até 7,4 Tbps. O chip integra um SparseCore melhorado, um núcleo especializado para sistemas de recomendação e algoritmos de classificação, capaz de reduzir a movimentação de dados e a latência interna, melhorando a eficiência energética global.

A Google também tem planos para integrar o Ironwood na sua arquitetura de hiper-computador inteligente, uma plataforma modular de super-computação dedicada à inteligência artificial.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados