A nova versão do Gemini chega recheada de novidades para todos aqueles que gostam de editar imagens.
A Google anunciou uma grande atualização para a aplicação Gemini. A empresa está a integrar diretamente no serviço um novo modelo de edição de imagens desenvolvido pela Google DeepMind, prometendo dar aos utilizadores muito mais controlo sobre o processo criativo.
A edição de imagens com inteligência artificial tinha sido introduzida no Gemini na primavera passada, depois de semanas de testes internos, trazendo logo aí a possibilidade de alterar fundos, substituir ou acrescentar objetos, modificar estilos visuais e aplicar ajustes estéticos personalizados. Agora, essa tecnologia dá um passo em frente.
O foco da atualização está em manter a semelhança de pessoas e animais ao longo das edições. A Google reconhece que, quando se tratam de fotos pessoais, até o mais pequeno detalhe faz diferença, e por isso, a nova versão do modelo garante maior consistência em cortes de cabelo, roupas ou até expressões. Na prática, basta enviar uma fotografia para o Gemini e indicar o que se pretende, como por exemplo mudar o cenário, acrescentar elementos que não estavam lá, transformar uma imagem num pequeno vídeo ou, até, conjugar várias fotografias para criar uma cena inédita.
As possibilidades multiplicam-se. É possível experimentar uma profissão diferente, fundir retratos de pessoas e animais de estimação para compor uma nova cena, aplicar alterações por etapas sem perder o que já tinha sido feito – como se fosse um projeto contínuo de design – ou, ainda, transferir texturas e cores de um objeto para outro, transformando uma flor em inspiração para um vestido ou para umas botas.
Estas novas funcionalidade já estão disponíveis na aplicação Google Gemini. A empresa faz questão de referir que todas as criações ou edições resultantes desta ferramenta de inteligência artificial virão acompanhadas de uma marca de água visível e da assinatura digital SynthID, de forma a deixar claro que se trata de conteúdos gerados por inteligência artificial.